Cinco personagens marcantes de Eva Wilma na TV

Atriz está completando 86 anos neste sábado (14)

por Paulo Uchôa sab, 14/12/2019 - 12:00

Em 14 de dezembro de 1933, em São Paulo, nascia Eva Wilma. Descendente de alemães e argentinos, ela ingressou na carreira artística aos 19 anos. Sempre dedicada com os trabalhos que surgiam, Eva fez muita gente se emocionar quando brilhou em diversas novelas da extinta TV Tupi. Na década de 1970, a atriz fez sucesso nos clássicos Meu Pé de Laranja Lima e Mulheres de Areia.

Para celebrar o aniversário de Eva Wilma, que está completando 86 anos neste sábado (14), o LeiaJá relembra cinco personagens que consagraram a vida profissional da paulistana.

Rebeca

Com o fim da TV Tupi, Eva Wilma foi contratada pela Globo. Em 1980, ela estreou na novela Plumas e Paêtes, escrita por Cassiano Gabus Mendes e Silvio de Abreu. Na trama, a batalhadora Rebeca era dona de uma confecção. Apaixonada pelo segurança Gino, vivido pelo ator Paulo Goulart, a personagem de Eva era cobiçada por Márcio, interpretado por John Herbert.

 

Laura Prado

Um ano depois da sua estreia na TV Globo, Eva Wilma encarou o desafio de interpretar a meiga e agitada Laura Prado. A personagem de Ciranda de Pedra, de Teixeira Filho, vivia conflitos com o marido Natércio (Adriano Reys). A protagonista amava transitar pela arte, mas sempre era criticada e oprimida pelo esposo. Mãe de três filhas, Laura chegou a ser internada e diagnosticada com problemas mentais. 

 

Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque

Em 1997, a Globo explodia às 21h com a exibição da novela A Indomada. Protagonizado por Adriana Esteves e José Mayer, o folhetim escrito por Aguinaldo Silva movimentava a audiência quando Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque surgia em cena. Prezando pelos bons costumes da família, e manipulando até os habitantes da cidade Greenville, Altiva aprontava todas as maldades possíveis para se dar bem.

 

Martha Corrêa Lopes

No final da década de 1990, Eva Wilma brilhou ao lado de Patrícia Pillar no seriado Mulher. Interpretando a Dra. Martha, Eva emocionava os telespectadores quando misturava os assuntos da realidade com a ficção. Narrando dramas e conquistas do universo feminino, a série dirigida por Daniel Filho acabou sendo indicada ao Prêmio APCA como Melhor Programa de TV.

 

Fábia

Em 2015, a Globo estourava os números do ibope quando Verdades Secretas, de Walcyr Carrasco, ia ao ar. Com Rodrigo Lombardi e Camila Queiroz nos papéis principais, a trama exibida às 23h contou também com a participação de Eva Wilma. A personagem Dona Fábia, mãe do ambicioso Anthony (Reynaldo Gianecchini), ostentava o que não tinha. Acreditando que o filho tinha condições financeiras, ela sofria com o alcoolismo, mas queria mostrar para as amigas da alta sociedade que ainda estava usufruindo do bom e do melhor, mesmo falida. 

*Fotos: Reprodução/TV Globo

COMENTÁRIOS dos leitores