Confira as dicas para não exagerar na ceia de Natal

A nutricionista Thaiana Brandão traz várias orientações

por Waleska Andrade ter, 24/12/2019 - 10:59
Divulgação Dicas para não exagerar na ceia Divulgação

Muita gente se preocupa e diz que o Natal engorda, mas será que é realmente verdade? O LeiaJá, conversou com a nutricionista, especializada em Nutrição Esportiva Funcional, Thaiana Brandão, para trazer dicas de como não exagerar na ceia.

Segundo Thaiana, o problema não está na ceia natalina ou no que você come no Réveillon e sim na ingestão entre o dia 1° de dezembro e 1° de janeiro, devido aos festejos e confraternizações, momentos em que a maioria das pessoas costuma ter uma alta ingestão de alimentos com uma maior densidade energética, com alto teor de gorduras, carboidratos refinados, aditivos, conservantes e sem falar nas bebidas alcoólicas.

“Ao preparar os pratos típicos do Natal, evite alto consumo de sal, opte por aumentar o consumo de ervas e especiarias como: canela, gengibre, páprica, pimenta, pois eles irão auxiliar no aumento do gasto energético, por conta da atividade termogênica que eles exercem. No preparo das farofas, ouse em adicionar nozes, castanhas e pistache, pois são fontes de gorduras boas e auxiliam na prevenção de doenças do coração. Procure não exagerar no consumo de pratos como rabanada, arrozes, batata, etc.

A nutricionista ainda aconselha montar os pratos acompanhados de fontes proteicas e a retirada da gordura aparente. "Por falar em proteína, retire a gordura aparente, como a pele de aves e lombo, dê preferência a peixes, pois são carnes mais magras; As frutas em calda devem ser consumidas com moderação, pois elas contêm muito mais açúcar do que as frutas in natura; Conservas de pepino, cenoura, picles também devem ser consumidos com cautela, pois contém um teor de sódio mais elevado; Evite o consumo exagerado de refrigerantes, optando por sucos da fruta ou até mesmo águas saborizadas”.

COMENTÁRIOS dos leitores