Festival gastronômico reúne famílias em Olinda

Recheado de atrações culturais e aulas de culinária, o evento homenageia três pratos típicos da cozinha pernambucana

sab, 28/12/2019 - 20:44
JúlioGomes/LeiaJáImagens As opções de pratos variam entre a culinária local e importada, como sushi e hamburguer JúlioGomes/LeiaJáImagens

A primeira edição do Festival Gastronômico de Olinda, realizado na Praça do Carmo, Região Metropolitana do Recife (RMR), é um prato cheio para as famílias que desejam desfrutar da culinária pernambucana. Com programação até este domingo (29), o evento reúne atrações para todas as faixas etárias, tornando-se um deleite da cultura local.

"A gente escolheu Olinda imaginando um local democrático e um ambiente privilegiado para a família", pontuou o coordenador Karlus Demétrius, que estimou a presença de cerca de 100 mil pessoas durante os três dias de evento. Ele destacou que os bolos de rolo e Souza Leão são os homenageados do festival junto com a cartola. Cada iguaria foi ensinada por chefs através de aulas show.

No comando do stand com um dos patrimônios imateriais e culturais de Pernambuco, Carlos Alberto relatou que a procura pelo bolo de rolo esgotou seu estoque. Apenas neste sábado (28), ele vendeu em torno de 300 unidades e foi necessário pedir 'reforço' para o filho trazer 'pelo menos' mais 100 até o fim da programação. No stand vizinho, que comercializava o Souza Leão, os clientes se depararam com prateleiras vazias, resultado da alta procura.

Além dos homenageados, o festival promove uma diversidade de refeições para todos os gostos e, opções de vestuário e artesanato. Uma das barracas mais movimentadas era a de Rô do Axé, que se uniu a 14 tapioqueiras e levou seu acarajé para abrilhantar a feira. "A movimentação do festival tá muito boa. É uma festa bem família", afirmou.

No palco, apresentações de teatro, música e show de mágica animaram os visitantes, sobretudo a criançada. "É uma opção diferente para as crianças, além de ficar em casa mexendo no celular. Aqui é um espaço aberto seguro", avaliou a estudante Cínthia Santos, que levou a filha Helena, de um aninho, para se divertir no festival.

"Aqui em Olinda a gente tem essa energia única e foi muito massa ver as crianças dançando frevo e pulando junto com os pais. Foi gratificante participar do evento", comemorou Adelaíde da Silva, que liderou a orquestra feminina Lisbela no palco do festival.



Confira



































Para mais informações sobre os destaques que ainda vão subir ao palco, basta acessar as redes sociais do evento.

COMENTÁRIOS dos leitores