Exposição reúne bonecos, super-heróis e fotografias

Toys Collection exibe 300 peças em shopping de Belém com mostra fotográfica e a presença de cosplayers

qui, 09/01/2020 - 10:52
Divulgação Bonecos de super-heróis estão entre as atrações da exposição Divulgação

Já pensou em encontrar no shopping figuras como Os Vingadores, Elvis Presley, Batman, Bruce Lee, Charles Chaplin, Michael Jackson, Liga da Justiça e mais de 200 outros personagens icônicos de todo o planeta? A partir desta quinta-feira (9) o Shopping Bosque Grão-Pará, em belém, promove a exposição Bosque Geek – Toys Collection, com a exibição de 300 peças que envolvem personalidades da cultura pop mundial, automóveis, entre outros. 

Cada réplica é  resultado de um trabalho minucioso conhecido como Action Figures. Os itens pertencem a colecionadores de Belém. A maioria dos bonecos foi fabricada na escala 1/6, que significa o tamanho real do ator/personagem dividido por 6, o que dá uma média de 30 centímetros de altura. Algumas figuras articuladas são estimadas em R$ 8 mil e há também um Thanos Estátua que custa cerca de R$ 19 mil.

“A exposição começou meio que por acaso, já que fazemos parte de um grupo de colecionadores que em sua maioria não se conhecia pessoalmente, e tivemos a ideia de nos juntar para um encontro de fim de ano. Assim surgiu a primeira exposição que conseguimos arrecadar 130 itens colecionáveis”, conta Brunno Bezerra, um dos organizadores.

O evento é organizado também por Marcel Amazonas, Fernando Sette, Jonatham Moraes, além do próprio Brunno Bezerra. “Além da equipe técnica ainda contamos com uma equipe de aproximadamente 10 colecionadores, que nos auxiliam na montagem, além de participarem também trazendo peças de suas coleções pessoais”, relata Brunno.

Durante a mostra, o visitante também poderá apreciar o trabalho do fotógrafo Fernando Sette, que clicou os personagens mais icônicos do cinema em pontos históricos de Belém. A exposição traz algumas dessas fotos exclusivas e outras já conhecidas do público.

Outra atração, que desperta a atenção de crianças e adolescentes, é a presença dos heróis em carne e osso, interpretados por cosplayers. Aos finais de semana haverá encontros e concursos de cosplayers e cospets.

Os Action Figures foram criados na década de 1960, como uma alternativa para os meninos que não podiam nem se sentiam atraídos por brincar de bonecos ou com bichinhos de pelúcia. Os primeiros bonecos deste segmento parecem ter sido pertencentes à linha G.I.Joe. O boneco era chamado de Falcon aqui no Brasil e deu origem à linha chamada Comandos em Ação, que fez grande sucesso, ajudando esses brinquedos a se popularizarem entre as crianças. Posteriormente começaram a surgir bonecos baseados em personagens de quadrinhos e desenhos animados.

Os colecionadores afirmam que essa paixão mundial voltou com força total com a febre dos filmes da Marvel. Os Vingadores fizeram uma saga extraordinária no cinema, foram 11 anos e mais de 20 filmes que concluíram essa jornada de forma épica, e todo esse movimento dos heróis no cinema trouxe um grande "boom" para a cultura geek em forma geral. 

Serviço

Bosque Geek – Toys Collection.

Período: 9 de janeiro a 9 de fevereiro.

Horário: 10 às 22h.

Local: lounge do Acesso A.

Da assessoria do evento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores