Filme de Roman Polanski lidera as indicações ao César

A cerimônia do Oscar francês acontecerá em 28 de fevereiro

qua, 29/01/2020 - 10:00
Thomas SAMSON (Arquivo) Polanski é considerado foragido da Justiça dos Estados Unidos, onde em 1977 foi acusado de estuprar uma menor de 13 anos Thomas SAMSON

O filme "J'accuse - O Oficial e o Espião", de Roman Polanski, que teve sua estreia marcada por polêmica na França por uma nova acusação de estupro contra o diretor, recebeu o maior número de indicações ao César, a grande premiação do cinema francês.

O filme histórico sobre o julgamento do militar judeu Alfred Dreyfus supera com 12 indicações "Os Miseráveis" - indicado ao Oscar de filme internacional - e "La belle époque", com 11 cada.

O César "não deve adotar posições morais", afirmou o presidente da Academia Francesa, Alain Terzian, ao anunciar os indicados nesta quarta-feira.

"Se eu não estiver equivocado, 1,5 milhão de franceses assistiram ao filme", completou.

A estreia do longa-metragem na França no fim de 2019 foi marcada por pedidos de boicote depois que uma fotógrafa francesa, Valentine Monnier, disse à imprensa que Polanski a violentou em 1975, quando ela tinha 18 anos.

O diretor negou a acusação por meio de seu advogado.

Polanski é considerado foragido da Justiça dos Estados Unidos, onde em 1977 foi acusado de estuprar uma menor de 13 anos.

A cerimônia do César acontecerá em 28 de fevereiro.

COMENTÁRIOS dos leitores