Teatro de Guarulhos tem exposição sobre Luiz Gonzaga

"Na Eternidade dos 30!" celebra a memória do Rei do Baião e recorda os 70 anos da gravação de "Forró de Mané Vitor", composta pelo maior expoente do ritmo

por Alex Dinarte qui, 06/02/2020 - 18:12
Arquivo Público do Estado de São Paulo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, morto em 1989 Arquivo Público do Estado de São Paulo

A história de um dos maiores expoentes da música popular brasileira é tema de uma exposição gratuita na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga (1912-1989), o Salão Expositivo do Teatro Adamastor abre as portas para a mostra "Na Eternidade dos 30!". A visitação pode ser feita todos os dias, das 9h até às 22h, e está aberta até 1º de março.

Com curadoria de Assis Ângelo, cenografia de Celso Rorato e direção geral de Sylvia Jardim, a exposição celebra a memória do cantor e compositor pernambucano ao lembrar os 30 anos de sua morte. Além disso, o conjunto da mostra recorda 70 anos da gravação do primeiro forró, a música "Forró de Mané Vitor", de autoria de Luiz Gonzaga e Zé Dantas.

Entre os itens expostos estão literaturas de cordel, partituras musicais, letras inéditas, discos raros, livros, documentos, revistas e fotos do acervo que pertence ao Instituto Memória Brasil (IMB). Junto aos materiais da mostra, os visitantes também poderão ouvir jingles comerciais e políticos compostos pelo artista. A mostra foi separada em sete estações com duas seções que aproximarão os visitantes da herança artística e cultural do músico. A obra de Luiz Gonzaga é considerada patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Serviço

Exposição Luiz Gonzaga "Na Eternidade dos 30!"

Quando: até 1º de março, todos os dias, das 9h até às 22h

Onde: Salão Expositivo do Teatro Adamastor - Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, Guarulhos - SP

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores