SP reforça operação do transporte ferroviário no Carnaval

Linhas de ônibus da EMTU terão 110 desvios

por Alex Dinarte qui, 20/02/2020 - 18:30

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciaram um plano especial para a operação do transporte sobre trilhos durante o período do Carnaval. Além de elevar o número de funcionários nas estações de maior movimento, as empresas terão trens preparados para circular em caso de urgência ou aumento da necessidade dos foliões que forem aproveitar a festa nas ruas da capital e da região metropolitana.

O esquema diferenciado adotados pelas empresas de transporte ferroviário funcionará durante o feriado e no fim de semana pós-Carnaval. Nas estações com maior fluxo de passageiros, entrada e a saída serão coordenadas por acessos diferentes. Tanto no Metrô como na CPTM, serão implantadas áreas delimitadas por grades para controle do acesso de passageiros. A ação assegura que os usuários acessem as plataformas de embarque com mais segurança.

Na CPTM, os intervalos entre um trem e outro serão de até 8 minutos em todas as linhas das 9h às 23h. Os ramais da Linha 13-Jade e as extensões das linhas 7-Rubi (entre Francisco Morato e Jundiaí) e da Linha 8-Diamante (entre Itapevi e Amador Bueno) não respeitarão este tempo de espera.

Nos dias de Carnaval e no fim de semana seguinte, a partir das 14h, a Estação da Luz só terá acesso pela Rua Mauá. Já a estratégia de entrada e saída para a Linha 4-Amarela do Metrô na mesma estação será distinta. Os passageiros entram pela Rua Cásper Líbero e saem pela Rua Brigadeiro Tobias. A Linha 1-Azul não terá alteração no ingresso dos usuários.

Com a apresentação dos blocos na Avenida Tiradentes, a Estação Tiradentes da Linha 1-Azul ficará fechada nos dias 24, 25 e 29 de fevereiro das 12h às 19h.

O sistema de ônibus intermunicipais terá a tabela de horários alterada durante o Carnaval. Na próxima segunda-feira (24), as linhas devem circular com intervalos semelhantes aos das operações realizadas aos sábados. Na terça-feira (25), feriado, os horários serão como os de domingo. Já na quarta-feira (26), a circulação repete o esquema dos sábados.

Ainda de acordo com o Metrô e a CPTM, a comunicação com os usuários também terá reforço. Durante o Carnaval, cartazes, vídeos e mensagens sonoras educativas, de orientação e contra o assédio serão utilizados para informar e indicar medidas de segurança aos passageiros. Além de recomendar a compra antecipada de bilhetes, as empresas de transporte ferroviário reiteram que o consumo de bebidas alcoólicas nas estações e trens é proibido (Lei Estadual 10.951/01).

COMENTÁRIOS dos leitores