5 produções que mostram famílias alternativas

Filmes abordam a complexidade das relações humanas, apresentando modelos não tradicionais de convivência

por Junior Coneglian ter, 31/03/2020 - 17:45

Família é tudo igual, diz o ditado, mas a realidade se impõe e nos diz que as famílias são diferentes, tanto na vida quanto na arte. Pensando nisso, o LeiaJá preparou uma lista com cinco famílias, retratadas em filmes, que são bem diferentes do padrão convencional. Confira:

"A comunidade" (2016) 

Foto: Divulgação/ California Filmes

No filme "A comunidade", de 2016, o diretor dinamarquês Thomas Winterberg apresenta a história de um casal que herda uma grande casa em Copenhague, na Dinamarca, e convida amigos e inquilinos para ajudar na reforma do imóvel, onde todos passariam a morar juntos. O filme é ambientado na década de 1970 e foca no confronto entre os desejos pessoais dos personagens, lidando com temas como solidariedade e tolerância. 

 

"O bunker "(2015) 

Foto: Divulgação

O filme de terror alemão "O bunker" (2015), dirigido por Nikias Chryssos, contém um humor questionável ao retratar a história de um jovem acadêmico que, em busca de tranquilidade para seus estudos, aluga um quarto subterrâneo na casa de um casal e torna-se tutor pedagógico do filho de nove anos dessa família. 

 

"E se vivêssemos todos juntos?" (2012) 

Foto: Divulgação/ Imovision

Jane Fonda é um nome de destaque no elenco de "E se vivêssemos todos juntos?", de 2012. Diante dos problemas que chegam com a idade avançada, como a solidão e as doenças, amigos que se recusam a viver em asilo ou a depender de familiares decidem morar juntos em uma república. A experiência é ao mesmo tempo revigorante e desafiadora, levando-se em conta as diferentes personalidades dos integrantes do grupo. 

 

"Capitão Fantástico" (2015) 

Foto: Divulgação/ Universal Pictures

Nas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização, porém ele é forçado a deixar o isolamento e se vê obrigado a levar sua família para a cidade, confrontando e desafiando sua ideia do que significa ser pai. 

 

"Tatuagem" (2013) 

Foto: Divulgação/ Imovision

Dirigido e roteirizado por Hilton Lacerda, o longa-metragem (único nacional da lista) conta a história de Paulete (Rodrigo Garcia), uma estrela de um ousado grupo de teatro que recebe a visita de seu cunhado militar, Fininha (Jesuíta Barbosa). Encantado com o universo criado pela trupe teatral, ele logo é seduzido por Clécio, com quem passa a viver um romance, o que coloca Fininha em uma situação dúbia: ao mesmo tempo em que convive cada vez mais com os integrantes da trupe, ele precisa lidar com a repressão existente no meio militar em plena ditadura. O filme se passa em 1978 e tem trilha sonora produzida pelo cantor Jhonny Hooker.

COMENTÁRIOS dos leitores