SP lança plataforma digital com conteúdo cultural

Programação do projeto #CulturaEmCasa tem shows ao vivo, peças de teatro, concertos e visitas virtuais aos museus de São Paulo

por Alex Dinarte seg, 20/04/2020 - 16:48

Uma nova plataforma de streaming é opção para prestigiar espaços e manifestações culturais sediadas em São Paulo durante o período de isolamento social. A partir desta segunda-feira (20), o conteúdo gratuito do projeto #CulturaEmCasa vai estar disponível na Internet e pode ser acessado por aparelhos como televisão, computador, tablet e smartphone.

Na programação, eventos como shows, peças de teatro e visitas virtuais ao acervo de museus instalados no território paulista. Entre as atrações, estão apresentações inéditas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e da Orquestra Jazz Sinfônica.

Além da música, o ambiente digital traz visitações virtuais pelos acervos de museus como a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Museu do Futebol. Há também obras nunca vistas de equipamentos como a  da São Paulo Companhia de Dança, do Projeto Guri e as encenações em cartaz nos teatros São Pedro e Sérgio Cardoso.

Conteúdos como shows ao vivo, entrevistas, aulas, palestras, produções de outras instituições culturais e de artistas independentes somam-se à lista de opções da #CulturaEmCasa. Junto às opções audiovisuais, uma parceria com a Amazon disponibiliza 4 mil livros de maneira gratuita na plataforma.

A princípio, além das redes sociais, o ambiente virtual #CulturaEmCasa estará acessível por meio dos sites www.culturaemcasa.com.br e www.culturaemcasa.sp.gov.brDe acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o próximo passo é o lançamento dos aplicativos dos conteúdos. 

Renda e solidariedade

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), os dados da pasta da Cultura mostram que cerca de 650 mil artistas foram afetados só no estado de São Paulo. Para tentar reduzir os impactos para a classe artística, os recursos destinados às apresentações presenciais foram remanejados para os eventos realizados no ambiente virtual.

A primeira das 120 transmissões ao vivo começa na próxima terça-feira (21). A partir das 21h, o Festival #CulturaEmCasa terá a participação de artistas como o cantor e compositor Erasmo Carlos, a atriz Eva Wilma e o humorista e apresentador Fábio Porchat. No decorrer das apresentações, o público será convidado a contribuir com a campanha de arrecadação do Fundo Social de São Paulo. A renda será destinada a artistas dos 70 circos de lona itinerantes do estado.

Confira a toda a programação:

Sites www.culturaemcasa.sp.gov.brwww.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais: Facebook, Instagram e Twitter

COMENTÁRIOS dos leitores