Atividades artísticas: alívio durante o isolamento social

Psicólogo explica que a arte pode funcionar como veículo para expressar emoções

por Junior Coneglian ter, 05/05/2020 - 18:21

O momento de isolamento social tem sido usado por muitas pessoas para estimular a prática de novas atividades, entre elas está a arte. Capaz de expressar sensações, principalmente neste momento, as modalidades artísticas, como a pintura, podem ser aliadas ao bem estar e saúde mental.

"Freud (pai da psicanálise) a chamava de sublimação, mecanismo de defesa maduro, no qual impulsos ou idealizações socialmente inaceitáveis são transformados em ações ou comportamentos socialmente aceitáveis, possivelmente resultando em uma conversão a longo prazo da pulsão inicial. Ou seja, a arte é uma ferramenta que nos ajuda a expressar de forma pessoal nossas emoções, sentimentos, pensamentos e traumas", explica o psicólogo Reinaldo Braga.

O caso da estudante Thainá Santos Leite, de 24 anos, exemplifica o relato do psicólogo. Ela começou a desenvolver pintura e artesanato no início do isolamento social, no fim do mês de março, e diz que "sempre houve uma curiosidade e vontade de me expressar através da pintura. Para mim, serve como uma terapia que me auxilia em manter uma saúde mental equilibrada em tempos como este, mas também modifica minha visão de mundo."

O psicólogo afirma que "a busca pela arte, seja ela qual for, é uma forma bastante eficaz de colocar para fora as angústias e a apreensão que os tempos atuais nos trazem", a estudante legitima seu discurso e finaliza revelando que "ter contato com as artes e a pintura me trouxe um melhor entendimento de como me vejo internamente e me surpreendendo com o que posso fazer".

COMENTÁRIOS dos leitores