Identidade nacional é tema de exposição virtual da UNG

'Retratos Brasileiros' reúne imagens que mostram os traços de diversas culturas presentes no território nacional

por Junior Coneglian qui, 14/05/2020 - 15:46
Divulgação Alguns dos brasileiros retratados na nova exposição da galeria virtual CAM Divulgação

Os alunos do curso de Fotografia da Universidade de Guarulhos (UNG) se empenharam em mais uma exposição digital, a "Retratos Brasileiros", que apresenta imagens de pessoas anônimas, onde a peculiaridade e os diversos traços culturais são capitados de forma sensível. A mostra estará disponível na Galeria CAM, no Instagram.

Diante dos brasileiros, os alunos puderam conhecer suas histórias antes de fazer o clique. "Minha inspiração para retratar foi o próprio senhor José de Campos [91 anos], que me contou sua história de vida. Um dos pontos que mais quis enaltecer era a idade dele, que está representada em suas mãos calejadas, já que ele trabalhou com construção", comenta o fotógrafo Guilherme Tiotonio, 22 anos. "A fotografia proporciona congelar e guardar tudo o que acho interessante, desde uma pessoa a um objeto. Isso me fascina", complementa. 

A partir de vários ângulos, alunos, que tiveram a orientação dos professores do curso Maria Aparecida Ruiz e Daniel Herrera, retrataram em detalhes os traços de cada pessoa, em busca da mistura do que é ser brasileiro, e desenvolveram um olhar apurado para chegar a uma fotografia intimista, que carrega a representatividade em sua essência. "A diversidade de traços do povo brasileiro poderia ser representada até mesmo por um autorretrato, porém o exercício de olhar o outro é fundamental para o reconhecimento", comenda Herrera.

 

COMENTÁRIOS dos leitores