5 livros sobre Van Gogh para ler na quarentena

Os livros caminham entre a vida e obra do artista

por Junior Coneglian ter, 26/05/2020 - 17:08

A arte tem suas ferramentas de transmutação do mundo onírico para o mundo lúdico. Sendo este momento de isolamento adequado para refletir inúmeros assuntos para quem tem o privilégio de ficar em casa, o LeiaJá separou 5 livros sobre o pós-impressionista Vincent Van Gogh (1853-1890) para ler na quarentena.

 

1 – A Casa Amarela 

Van Gogh, Gauguin e nove semanas turbulentas em Arles De outubro a dezembro de 1888, Van Gogh e Gauguin viveram sob o mesmo teto em Arles, um subúrbio francês. Eles tiveram um tempo excepcionalmente criativo juntos. Influenciando diretamente um ao outro, eles realizaram alguns de seus trabalhos mais distintos. No entanto, Van Gogh se curvou sob a pressão da coabitação, e a crise de sua doença mental se tornou muito grave. Ele lutou com Gauguin, e foi assim que ele se mutilou. O livro foi escrito por Martin Gayford, um renomado crítico de arte, que explora a psique de Van Gogh através de uma literatura envolvente.

 

2 – As Cartas de Vincent Van Gogh

O livro traz um compilado das cartas pessoais que Van Gogh escreveu em sua jornada, envolvendo sua evolução artística e experiências pessoais. Sob temas como sua relação com a religiosidade, o alvoroço por encontrar o amor e seu enfrentamento mental, a obra é recheada de ilustrações que exploram seus feitos biográficos.

 

3 – Van Gogh: obras completas

Este livro é um catálogo com 871 pinturas de Van Gogh, coloridas e que fornecem uma monografia detalhada da vida do artista, exaltando o fato do pintor ser muito mais do que seu enfrentamento por conta da depressão e ansiedade. A autoria é de Ingo F. Walter.

 

4 – Vincent

Sob uma linguagem intimista, assim como o nome já entrega, Barbara Stok criou uma novela gráfica que narra a vida de Van Gogh em Arles. As ilustrações são lindas e vívidas; no entanto, a arte às vezes é chocante ao descrever sua doença mental, tema quen é abordado por inúmeros historiadores e críticos de arte.

 

5 – Van Gogh: a vida

Steven Naifeh e Gregory White Smith cooperaram estreitamente com o Museu Van Gogh, localizado em Amsterdam, Holanda, para este livro. Van Gogh: The Life traz à luz informações previamente desconhecidas sobre a vida do artista, seu relacionamento com seu irmão Theo e as misteriosas circunstâncias em que ele cometeu suicídio. Além disso, o livro é um best-seller do New York Times e indicado como um dos melhores livros do ano pelo Washington Post, The Wall Street Journal, The Economist e BookReporter.

COMENTÁRIOS dos leitores