Camisa xadrez é peça básica para curtir o arraial em casa

Embora clássico, look não é a única opção para entrar no clima junino

por Junior Coneglian qui, 25/06/2020 - 15:08
Arquivo Pessoal Camisa xadrez foi peça fundamental na festa junina de Marjorrie Jarró (primeira à esq.) Arquivo Pessoal

Devido a pandemia, as típicas festas e quermesses do mês de junho tiveram que ser canceladas. Mas julho está logo aí e ainda é possível fazer um arraial sem sair de casa e, claro, arrasar no look. "Os famosos vestidos e camisas xadrezes tomam conta da vestimenta dos brasileiros nessa época. É uma tradição fortíssima", explica o estilista Gux Woop.

A veterinária Marjorrie Jarró, 22 anos, aproveita o momento festivo para investir em uma pequena comemoração para curtir com os familiares em casa. Todos são adeptos da comemoração junina, e ela "ama camisa xadrez". "Decidimos fazer a festinha bem em cima da hora. Um dia antes fui ao mercado e comprei os ingredientes para as comidas típicas e bandeirinhas para enfeitar", conta. É neste momento que a roupa conquista seu espaço e importância. A composição, nas mais variadas situações, serve de ferramenta visual para explicar o que quer ser comunicado. "Coloquei uma peça xadrez em cima, uma saia jeans e uma botinha, para ficar bem com cara de quadrilha junina", brinca.

A estudante de Farmácia Larissa Carvalho, 21 anos, conta que sua família sempre organiza a festa junina, porém, desta vez, não foi possível reunir todos da forma que gostaria. Dessa vez, eles adaptaram os comes e bebes e comemoraram via chamada de video. "Na última hora, peguei um jeans e uma camisa só para que eu me sentisse realmente em uma festa junina", comenta.

Segundo Woop. as roupas de festas juninas e julinas nada mais são que figurinos históricos do povo nordestino que, hoje, encanta a todos. Porém, assumir a força do xadrez não é sinônimo de padronização. "Aposte em coloridos que te agrade. Não é necessário apenas aquela camisa de flanela vermelha. Há muitos outros tipos de tecidos que podem ser explorados, obtendo um resultando mais individual e fashionista", indica. "Aposte em patchworks, como aqueles remendos como corações ou tecidos sobrepostos. A caracterização de um look para uma determinada ocasião agrega não só a estética como também é motivacional para que outras pessoas entrem no clima", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores