Cais do Sertão oferece atividades online durante julho

Debates, contação de histórias e muita música correspondem aos conteúdos oferecidos

sab, 04/07/2020 - 16:55
Chico Andrade Programação interativa poderá ser conferida através do perfil do Instagram do Cais do Sertão Chico Andrade

A garotada e os pais vão vivenciar o recesso de julho em casa, devido à pandemia, e não vai falar atividade no Centro Cultural Cais do Sertão para incrementar a programação diária de crianças, jovens e adultos. O museu, situado no Bairro do Recife, preparou uma programação interativa e online bastante variada, que poderá ser acompanhada direto do perfil do Instagram do espaço.

Debates, brincadeiras, bate-papo e, principalmente, música compõem o cardápio. Todo o conteúdo compartilhado ficará disponível para acesso do internauta, assim como as playlists temáticas no Spotify. "Desde o início do isolamento social, temos buscado métodos para promover o acolhimento virtual a partir das nossas atividades, com novos debates e formas de se pensar a cultura na sociedade", analisa Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.

Ao longo das semanas, serão publicados vídeos interativos com declamação de cordel, vídeo-aula sobre o cangaço e ainda um tour gravado pelo museu. E a música vai acompanhar os nossos internautas durante todo o mês. O perfil do Spotify do Cais do Sertão está recheado de playlists temáticas, para todos os gostos. A proposta das seleções casa perfeitamente com a decisão do museu de tratar temáticas de relevância social.

Desde o seu lançamento, já colaboraram Josildo Sá, Cristina Amaral, Rádio Frei Caneca, Carlota Pereira e Quinteto Violado. Há, claro, seleção especial do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Papo de Museu e Conexão Cais

Além das playlists e dos vídeos interativos, o Cais continua realizando lives, graças ao sucesso obtido na Semana Nacional dos Museus, no São João e no Encontro de Pesquisadores de Quadrilha e Festa Junina, todos realizados online. Nas terças e quintas-feiras do mês de julho, a equipe educativa, de gestão e de coordenação de conteúdo vão ter a oportunidade de promover a interlocução entre gestores de instituições culturais, pesquisadores e artistas, nos quadros "Papo de Museu" e "Conexão Cais".

Na próxima terça-feira (7), a equipe do Cais do Sertão realiza a primeira edição do Papo de Museu do mês. Maria Rosa Maia, gestora do Cais, recebe a Amélia Campello, pós-graduada em História e gestora do Museu do Barro de Caruaru (MUBAC), para bate-papo sobre a herança cultural do barro em Pernambuco. As lives seguintes contarão com participação de representantes do Museu do Poço Comprido e do Museu do Cangaço.

Já a quinta-feira (9) será regada a histórias, tradições e culturas. O ao vivo do "Conexão Cais" recebe o ator Marconi Bispo e Kemla Baptista, do projeto Caçando Estórias. Eles realizam contação focada na "mitologia dos Orixás para Crianças: Nanã e Oxum", que representam a figura dos avós. Ao longo do mês, o quadro contemplará pesquisadores, pensadores culturais e sócias, além de artistas musicais e gestores de espaços culturais.

Os encontros virtuais vão trazer à baila o movimento do cangaço no Nordeste, a história do grupo Cavalo Marinho Boi Pintado e a trajetória dos artesãos e mamulengueiros de Glória do Goitá, na Zona da Mata.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores