Arraial do Pavulagem conclui programação de lives

Com o tema 'Brincante do Futuro', evento chama atenção para a importância de escutar as crianças que manterão a tradição do Arraial

dom, 12/07/2020 - 11:58
Divulgação/Victor Peixe Registro feito há três anos traz a brincante Fabiana Celso Divulgação/Victor Peixe

Mesmo sem poder enfeitar as ruas de Belém com o boi azulado e as fitas coloridas, o Instituto Arraial do Pavulagem contribuiu para que a quadra junina fosse realizada virtualmente por meio de apresentações musicais, roda de conversas e debates on-line. A última e quarta live do projeto “Arrastão do Pavulagem, Arraial do Futuro”, encerra os quatro arrastões virtuais, ocorre na manhã deste domingo (12).

A programação é transmitida no canal do YouTube do Arraial, pelo Facebook da Equatorial Pará e pela Tv Cultura Pará. O cantor, compositor e um dos fundadores do grupo, Ronaldo Silva, conta que o tema da live de encerramento é focado nas crianças e na importância de escutá-las, garantindo um espaço seguro e de inclusão dentro do Instituto. Ele afirma que pensar no Arraial sem elas é fadar ao caminho da desilusão e que os mais novos são as maiores riquezas que garante o futuro do Arraial.

Quando se pensa em um “Arraial do Futuro”, Ronaldo Silva afirma que é esperado de ambos os brincantes, o atual e do futuro, a noção da importância de cuidar dos patrimônios culturais materiais e imateriais e da preservação da natureza. “Essa consciência é urgente e necessária. O Arraial é um espaço plural e que nós esperamos a compreensão, a tolerância com o outro e a esperança de transformar o mundo para melhor”, reitera o compositor.

De acordo com o cantor, as lives inauguraram um novo capítulo na história do Arraial do Pavulagem. Os cortejos virtuais possibilitaram, por meio de imagens, que as pessoas pudessem permanecer ligadas à tradição de participar da festividade. “Todos os anos as pessoas se aprontavam para ir ver o Arraial do Pavulagem na rua. Hoje, o boi azulado está indo na casa de cada brincante, na casa de cada pessoa que cativou ao longo desses anos. Nós conseguimos atingir o nosso objetivo. Isso ficará para sempre em nossos corações”, afirma Ronaldo Silva sobre o retorno virtual que teve do público nas programações realizadas pelo Instituo.

Última live reúne amigos do Arrastão

A banda volta a se apresentar na beira do rio, com as janelas ainda mais abertas para a floresta, barquinhos passando e música carregada de alegria e história para os brincantes curtirem da sala de casa. O último grupo de convidados reúne parceiros musicais de longa data de Arrastão. Pinduca aparece acompanhado do neto Gabriel para dar uma canja de Carimbó. Lia Sophia se reinventa em uma batida tecnobrega. Márcio Macêdo mostra a afinidade com o Pavulagem, com quem dividiu o palco inúmeras vezes. Luiz Pardal grava com a família uma homenagem ao Arraial. Luê, filha de Júnior Soares, um dos fundadores, chega como outra forma de personificação do futuro do Pavulagem.

A cantora e compositora Luê afirma que os conteúdos virtuais serviram para manter o trabalho vivo de muitos artistas que tiveram que parar os shows por conta da pandemia. “Amo assistir as lives do Arrastão. Eu me sinto mais próxima da minha família e a mensagem que fica para mim é de esperança, que mantém o meu coração quentinho”, afirma.

Para Luê, o trabalho do Arraial do Pavulagem é muito bonito e feito com anos de pesquisa cultural e da música da região Norte do Brasil. Ela espera que o trabalho construído se perpetue para as próximas gerações e que seja lembrado pela importância que tem e a tradição da cultura popular que carrega.

A música ‘Nós dois’, que faz parte do primeiro disco ‘Afim de onda’ da cantora Luê, com composição dos fundadores do Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva e Júnior Soares, será tocada na live pela artista. “Fico muito feliz em participar. Eu sempre canto com o meu pai essa música. É uma memória afetiva e espero que a gente possa se reencontrar logo”, afirma, saudosa.

A tradição é mantida viva por meio dos ensaios virtuais O domingo reserva surpresas com depoimentos e participação do público e a “Derrubada do Mastro”, que é o fechamento da quadra junina e a renovação do ciclo cultural popular. Também terá duas apresentações do Batalhão da Estrela, fruto de ensaios virtuais realizados ao longo do último mês.

A professora Fabiana Celso é brincante do Arraial há três anos. Ela diz que ficou muito triste quando soube da possibilidade de não ter o Arrastão este ano, porque é um período esperado por todos e que promove reencontros entre amigos distantes. “Conforme foi se aproximando, íamos marcando o Instagram do Instituto e pedindo por uma live, mas nunca imaginaríamos que fosse ocorrer o projeto Arraial do Futuro”, conta.

Fabiana afirma que foi muito importante a tradição ter sido mantida e acolhido quem já participava e quem ainda não, mas que teria a oportunidade este ano. A professora também ressalta como eles souberam aproveitar a oportunidade de ser inclusivos e tornar uma experiência única para todos os públicos. “Percebi que a questão se teria ou não o Arraial, despertou em algumas pessoas que conheço e até em mim a vontade de manter a tradição. Vi alguns amigos fazendo Challenges e filmando coreografias para postar nas redes sociais. Eu também quis participar dos ensaios on-line e quando me vi na live pela primeira vez foi uma emoção fora do normal”, relata Fabiana Celso.

Esta também é a última semana da Campanha Viva Mestres, criada para dar apoio aos mestres da cultura popular. Muito deles foram parceiros do Arraial do Pavulagem ao longo das últimas décadas e passam por dificuldades financeiras, com a suspensão de eventos culturais que traziam renda. Para ajudar na vaquinha virtual, que permanece aberta até dia 13 de julho, basta acessar o link.

Conteúdos disponíveis

O Arraial do Pavulagem tem renovado o seu YouTube com conteúdos quase diários, que inclui a gravação de todas as lives, ainda disponível para quem perdeu, além de uma série de vídeos antigos, com apresentações, documentários e videoclipes da década de 1990.

Também há o resultado dos Ensaios Virtuais; o bate-papo “Oralidades”, transmitido em junho; uma série de videoclipes atuais da banda; CDs inteiros para audição; e vídeos das participações especiais de artistas como Silvan Galvão, Adamor do Bandolim, Fafá de Belém, Nilson Chaves, Mestre Damasceno, entre outros.

Por Amanda Martins

COMENTÁRIOS dos leitores