Morre aos 104 anos atriz de “E o Vento Levou”
Olivia de Havilland tinha dois Oscar de Melhor Atriz e também ficou conhecida por sua luta contra os abusos que os estúdios de cinema praticavam
A atriz Olivia de Havilland, conhecida por interpretar Melanie Hamilton no clássico “E o vento levou” (1940), morreu no último domingo (26), aos 104 anos, de causas naturais. A informação foi dada pela assessoria de Olivia.
Olivia de Havilland ganhou o Oscar de Melhor Atriz por "Só Resta Uma Lágrima" (1947) e por "Tarde Demais" (1950). Foto: Wikimedia
Outros trabalhos também marcaram a carreira da atriz, entre eles, “Só Resta uma Lágrima” (Mitchell Leisen - 1946), “A cova da serpente” (Anatole Litvak – 1948) e “Tarde Demais” (William Wyler – 1949).
A atriz também é lembrada por sua luta contra práticas abusivas dos estúdios. Ela processou a Warner Bros por discordar de cláusulas contratuais. Na época, Hollywood praticava o chamado “star system”, em que os estúdios transformavam a vida pessoal dos atores em produto. A vitória de Olivia na justiça fez os estúdios repensarem seus modelos de contrato e isso favoreceu não apenas a atriz, mas também todos os seus colegas de profissão.
Olivia vivia em Paris (França) há mais de 60 anos e, segundo sua assessoria, ela morreu em casa.