Impactos da pandemia no mundo da moda

Novos conceitos deverão ser aplicados nas futuras tendências, como conforto, praticidade e economia

por Alfredo Carvalho qui, 06/08/2020 - 16:04

A crise do coronavírus (Covid-19) tem obrigado os segmentos de moda a rever seus conceitos, o que inclui a maneira de se vestir e enxergar as tendências lançadas no mercado. Devido a isso, algumas mudanças devem ocorrer em consequência da pandemia.

A prática de home-office ganhou forças na quarentena, tornando obrigatório o equilíbrio entre o conforto e a qualidade nos produtos de moda. “Você se imagina em casa com uma calça de couro, botas, maquiagem cheia de detalhes e correntes penduradas no pescoço? Ou seja, a moda, até mesmo a criada por grandes grifes, vai precisar adequar suas coleções”, explica a designer de joias Monica Rosenzweig.

De acordo com Monica, a moda não é apenas para “ocasiões especiais”, mas também é uma maneira de interação social e, durante o home-office, as pessoas vão optar por roupas confortáveis, fáceis de lavar, que oferecem praticidade, porém, que não ignore a vaidade de quem quer se sentir bem vestido, mesmo estando em casa.

Outro fator que deverá ser revisto é o preço dos produtos, pois no atual cenário o poder de aquisição diminuiu, as pessoas estão comprando apenas o necessário e a "compra por impulso", que sempre se mostrou presente nesse segmento, está cada vez menor.

“O mundo inteiro está sofrendo os impactos na economia desde o início da pandemia. Os salários foram reduzidos, assim como a necessidade de compra de alguns produtos e isso obriga as empresas a rever seus preços”, comenta a designer de joias.

Neste momento, as pessoas procuram por peças que transmitam uma simbologia ou mensagem positiva.

“Nós, designers e estilistas, teremos que ressignificar nosso trabalho. Eu, por exemplo, passei a consumir muito o que me traz sensações de proteção e isso será uma tendência na moda de uma forma geral”, afirma.

O atual momento tem mostrado uma tendência mais atemporal, com menor destaque para os produtos de moda específicos para uma determinada ocasião.

“De modo geral, será a celebração do bom e velho jeans, das camisetas de cores que se complementam, de blazers, calças e vestidos de cortes mais sequinhos e confortáveis, dos acessórios que pontuam cor e estilo, mas sem exageros”, detalha a profissional.

Segundo a designer de joias, as pessoas vão perceber, com a quarentena, que consomem mais do que realmente precisam. Isso cria o conceito "armário-cápsula", uma coleção de roupas com menos peças, mas que se complementam entre si. Ainda de acordo com a profissional, isso também se aplica a outros acessórios, como pulseiras, brincos ou colares. Por se tratar de um reflexo da sociedade, os profissionais que criam os produtos da moda,não podem fechar os olhos para a realidade e as marcas precisam tornar o processo de produção mais sustentável.

“Devem evitar tecnologias que poluem o meio ambiente, assim como o uso de peles, que já não deveria ser tolerado há muito tempo ou testes em animais para novos produtos, o que também deve ser banido”, destaca Monica. 

COMENTÁRIOS dos leitores