Morre Zé Amâncio do Coco, mestre coquista pernambucano

Falecimento foi confirmado pelo perfil de seu filho, o Maestro Forró, neste sábado (15)

por Paula Brasileiro sab, 15/08/2020 - 15:43
Reprodução Zé Amâncio do Coco tinha 85 anos e era um dos grandes nomes do coco pernambucano. Reprodução

A cultura popular pernambucana perdeu mais um de seus mestres. O coquista Zé Amâncio do Coco faleceu, na última sexta (14), aos 85 anos, em decorrência de uma insuficiência cardíaca e respiratória. A notícia foi compartilhada pelo perfil do músico Maestro Forró, filho de Amâncio do Coco, neste sábado (15). 

Zé Amâncio do Coco era nascido em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, mas vivia na capital do estado desde a década de 1950, quando mudou-se para o bairro da Bomba do Hemetério, na Zona Norte do Recife. Considerado um dos grandes coquistas da tradição pernambucana, ele era um dos únicos que ainda disseminava a técnica do pandeiro e do improviso no repente, nos dias de hoje. 

O artista foi um dos grandes influenciadores de outro nome de peso da cultura pernambucana, o Maestro Forró, seu filho. Foi com o pai que Forró começou sua trajetória como músico, acompanhando-o em apresentações com apenas cinco anos de idade. O enterro do mestre Zé Amâncio aconteceu neste sábado (15), no Cemitério de Santo Amaro, região central do Recife. 

COMENTÁRIOS dos leitores