Paulo Betti sobre teatro online:'é respirar por aparelhos'

Ator contou como tem sido a experiência de levar a linguagem teatral para a internet

por Paula Brasileiro sab, 15/08/2020 - 14:27
Reprodução/Instagram Paulo Betty está apresentando seu monólogo em sessões online. Reprodução/Instagram

Em tempos de pandemia, artistas dos mais diversos segmentos encontraram na internet o caminho para escoar sua produção e continuarem na ativa. O ator Paulo Betti não ficou de fora e apresentou, de forma totalmente online, uma temporada de seu monólogo Autobiografia Autorizada. Em entrevista, ele contou como tem sido a experiência que, segundo ele, é como “respirar por aparelhos”. 

Paulo apresenta a peça diretamente do palco do teatro PetraGold. As imagens são captadas por três câmeras que adquiriram o costume de aplaudir ao fim do espetáculo, como toda boa plateia. Para o ator, a situação é estranha mas não totalmente ruim. “Tem sido como respirar por aparelhos, é o que podemos fazer no momento e é o mais parecido com teatro porque é num teatro, ao vivo, na hora e online. Tem uma pessoa assistindo, eu faço para essa pessoa e tem três câmeras. No primeiro dia, me estranhou, me emocionei muito porque era desolador olhava e não tinha ninguém, só tinha aquela pessoa", disse em entrevista ao UOL.

Mas, a despeito do estranhamento, Paulo também tem tido alegrias com a peça online. Por ser transmitida pela internet, o alcance do espetáculo pode ser bem maior e pessoas de todo o mundo estão tendo a oportunidade de conferir o trabalho. “Recebi o retorno de uma moça que viu de uma pequena cidade de três mil habitantes no Tocantins. Tem coisas hilárias, a mulher do (Luis Fernando) Verissimo assistiu em Porto Alegre e a filha em Washington, nos Estados Unidos e falaram: 'Foi um encontro de mãe e filha, assistimos juntas'". 

COMENTÁRIOS dos leitores