Youtuber Cocielo vira réu em processo por racismo

A ação está sendo movida pelo Ministério Público de São Paulo

por Waleska Andrade ter, 15/09/2020 - 13:35
Reprodução / Instagram Youtuber Cocielo vira réu em processo por racismo Reprodução / Instagram

O Youtuber Julio Cocielo, 27 anos, virou réu em uma ação movida pelo Ministério Público de São Paulo, que o acusa de racismo. A denúncia foi aceita pela juíza da 3ª Vara Criminal do Estado, Cecilia Pinheiro da Fonseca, e caso seja condenado, a pena pelo crime é de dois a cinco anos de prisão. As informações são do Uol.

Cocielo possui quase 20 milhões de inscritos no Youtube e mais de 14 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram e é famoso pelos vídeos de humor. Segundo a promotora do caso, Cristiana Moeller Steiner, o youtuber usou suas redes sociais para fazer diversas piadas racistas entre 2011 e 2018.

Ainda de acordo com o portal, a defesa do Youtuber comandada pelo advogado Maurício Bunazar apresentou a seguinte alegação: “Contar uma piada sobre negros não transforma um humorista em uma pessoa racista ou propagador do ódio contra negros, da mesma forma que contar uma piada sobre judeus não transforma um humorista em uma pessoa antissemita”.

Além disso, a defesa afirmou que Cocielo se considera afro-descendente: “É evidente que Cocielo faz piadas com sua própria condição, o que um artifício humorístico usado por comediantes no mundo todo. Há diversos comediantes judeus que fazem piadas com estereótipos judeus, da mesma forma que muitos comediantes negros fazem piadas com estereótipos da população afrodescendente”, argumentou a defesa do Youtuber.

A defesa argumentou que a interpretação das piadas do youtuber não pode ser feita sem que leve em consideração a sua história pessoal. O advogado Maurício Bunazar, também afirmou que o MP distorceu os fatos ao acusar o youtuber de racismo.

COMENTÁRIOS dos leitores