Exposição 'Feito Tatuagem' propõe reflexão no Metrô

Projeto de Sérgio Santoian e Louise Heléne reúne vários artistas para debater a saúde mental neste Setembro Amarelo

por Junior Coneglian qui, 17/09/2020 - 12:30
Sérgio Santoian O ator Pedro Carvalho, com a palavra abraço 'tatuada' no rosto Sérgio Santoian

A mostra "Feito Tatuagem", desenvolvida pelo fotógrafo Sérgio Santoian e pela maquiadora e artista plástica Louise Helène está em cartaz na estaçã Trianon-Masp, da Linha 2-Verde do Metrô de SP. Diversos artistas de diferentes áreas foram selecionados para escolher uma palavra, uma mensagem que veio do coração de cada um, e que foi transcrita nos corpos dos modelos, como uma tatuagem.

As palavras retratadas na série de fotografias propõem a reflexão e o diálogo sobre a depressão e também sobre outras possíveis causas do suicídio, dentro da campanha do Setembro Amarelo.

O projeto começou a ser idealizado e ganhou forma em 2019, quando Louise e Santoian sentiram a necessidade de expressar suas angustias, perplexidades e perspectivas de vida. "Gostamos de dizer que o projeto é o nosso grito mudo, uma maneira de comunicar sem falar. É por meio da experiência plástica e imagética que convidamos as pessoas a refletirem. Todos esses encontros promovidos através do projeto nos melhoram como seres humanos e como artistas. Acreditamos na sua potência transformadora, que nos mantém abertos para um constante diálogo", comentam.

Além das imagens na estação, que ficam em cartaz até novembro, o público também pode conferir o trabalho no site biblioteca.metrosp.com.br.

 

COMENTÁRIOS dos leitores