Museu alemão conta a história da moda praia no mundo

‘BikiniART’ tem um acervo de raridades e peças historicamente importantes no mundo dos biquínis

por Paula Brasileiro seg, 21/09/2020 - 11:06
Reprodução/Instagram O museu tem raridades e uma sala exclusiva para o Brasil. Reprodução/Instagram

No fim dos anos 1940, o lançamento de um modelo de traje de banho, assinado por Golden Réard, foi comparado ao lançamento de uma bomba atômica tamanho o escândalo que causou naquela sociedade. O tal modelito ganhou o nome de biquíni, em alusão ao ataque nuclear dos EUA no Atol de Bikini, no Oceano Pacífico. Essa e outras histórias que contam a trajetória da moda praia no mundo, deram origem ao BikiniART, primeiro museu do mundo dedicado a esse universo, na Alemanha. 

O museu do biquíni fica em Bad Rappenau, cidade termal no sul da Alemanha. O acervo conta com de 400 peças de biquínis e maiôs, alguns deles considerados raridades como modelos usados por Marilyn Monroe e Scarlett Johansson. A exposição é dividida em três partes que contam a evolução da moda praia desde 1870 até os tempos atuais. 

O designer francês Louis Réard, considerado o inventor do biquíni, tem 12 peças expostas no museu. Uma delas é a Golden Réard, modelo dourado de lurex do fim da década de 1940 considerado o mais valioso do mundo historicamente. Além de Réard, Christian Dior, Coco Chanel e Emilio Pucci estão entre os estilistas presentes na coleção do museu.

O Brasil também tem uma sala exclusiva no BikiniART. Nela, o público encontra vídeos do Rio de Janeiro, Búzios e imagens e peças de marcas consagradas de Lenny Niemeyer, Salinas, Triya, Adriana Degreas, Rosa Chá, Blueman e Bumbum Ipanema.  

COMENTÁRIOS dos leitores