Canal do youtuber Leandro Costa evolui em menos de um ano

Parcerias com empresas de eventos e criatividade foram chaves para o sucesso do criador de vídeos

por Alfredo Carvalho qua, 30/09/2020 - 15:17
Arquivo pessoal O youtuber Leandro Costa, da equipe Br-others Arquivo pessoal

Muitos criadores de conteúdo sonham em trabalhar com o YouTube, mas o processo para manter um canal exige estratégia, planejamento e, muitas vezes, patrocínios para possibilitar o engajamento. Foi com essa premissa que o youtuber Leandro Costa, 23 anos, do Rio de Janeiro, alavancou seu canal em menos de um ano.

Costa não era ativo no YouTube e sua conta tinha 120 inscritos no início de 2020. Ele decidiu levar a produção de vídeos a sério e começou a participar de eventos geek para estabelecer parcerias. Hoje, o canal conta com mais de 5 mil seguidores. "A ideia era apenas fazer uns vídeos com os amigos. Depois, o que era uma brincadeira, se tornou trabalho e fui conhecendo representantes de diversos tipos diferentes de marcas", lembra o youtuber.

Desde então, o youtuber produziu um vídeo por semana. A partir de julho, Costa estabeleceu a meta três vídeos semanais, que vão ao ar nas terças, quintas-feiras e no sábado, sempre às 11h. "Na criação de conteúdo, procuro sempre trazer uma novidade tecnológica ou mostrar algo que sempre chame a atenção do meu público-, que é o infanto-juvenil", explica.

Após três meses de produções, Costa, ao lado de parceiros, criou um nome para sua equipe, Br-others, que a princípio era apenas voltado para jovens que desejavam aprender como desenvolver seus trabalhos na internet. "São três palavras em uma, Br de Brasil/Brasileiros, others de outros e por fim Brothers, que significa irmãos, onde temos a representação específica da Santíssima Trindade", define.

A princípio, os vídeos do youtuber eram voltados para cobertura de eventos e entrevistas com convidados que visitam esses locais. Mas devido a pandemia do coronavírus (Covid-19), o criador de conteúdo precisou adaptar sua produção para um modelo caseiro. "Quando comecei a gravar em casa, percebi que fiquei bom nas ideias criativas. Usei o tempo livre da quarentena para me dedicar e produzir conteúdo que chame a atenção dos meus seguidores", relata.

O youtuber constatou que é importante estabelecer parcerias, processo que se mostrou fundamental na pandemia. "A situação financeira de muitas empresas caiu, e esse trabalho de divulgação passou a dar muito certo, já que eu ajudo a companhia e também me ajudo", afirma Costa. "Isso tem aberto as portas para minha equipe, pois conseguimos fazer diversas parcerias, além de receber patrocínios para investir nos projetos", complementa.

Para conseguir um bom engajamento, Costa procurou por eventos que foram cancelados em função da pandemia e ofereceu aos organizadores o espaço de seu canal para divulgar os festivais digitais. "Nessas lives, fui conhecendo diversos dubladores, atores e digitais influencers, e fui propondo aos poucos uma parceria que fosse benéfica para ambas as partes", recorda.

O isolamento social serviu para Costa colocar em prática a criatividade, o que permitiu que ele ultrapassasse seus limites. "Além de fechar muitas parcerias e ter a oportunidade de receber patrocínio, consegui fazer amigos, pessoas que perceberam que eu sou uma pessoa de responsabilidade e que tem total comprometimento com o trabalho. Por isso, meu trabalho cresce a cada dia", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores