'Libelu' vence festival de documentários 'É Tudo Verdade'

Filme do diretor Diógenes Muniz conta história do grupo Liberdade e Luta, símbolo do combate aos anos de chumbo no Brasil

por Alex Dinarte seg, 05/10/2020 - 16:27
Divulgação / Facebook Libelu Divulgação / Facebook Libelu

A obra cinematográfica "Libelu – Abaixo a Ditadura" (2020) venceu o Festival É Tudo Verdade de documentários. O filme do diretor Diógenes Muniz conta a história do movimento Liberdade e Luta, que abrigou nomes importantes da política brasileira no período da Ditadura Militar (1964-1985).

O documentário de Muniz foi premiado na categoria Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens. Além de premiar "Libelu', os filmes "Fico Te Devendo Uma Carta do Brasil" (2020), da diretora Carol Benjamin, e "Segredos do Putumayo" (2020), do cineasta Aurélio Michiles, receberam menções dos jurados ao exporem as ações ofensivas aos Direitos Humanos no país, em meio à fase da exploração dos seringais na Amazônia e durante a Ditadura Militar.

Entre as obras internacionais, o vencedor na categoria Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens foi "Colectiv" (2019), do cineasta romeno Alexander Nanau. A 25ª edição do É Tudo Verdade foi a primeira em que a exibição dos documentários inscritos tiveram que deixar as salas de cinema e serem exibidos pelo ambiente virtual. Devido à pandemia, a premiação do festival em 2020 também foi realizada pela internet.

COMENTÁRIOS dos leitores