Livro aborda práticas de logística reversa no varejo

Trabalho dos pesquisadores João Augusto Rodrigues, Maria do Socorro Flores e Norbert Fenzl aponta caminhos para a destinação adequada de resíduos das empresas

qui, 26/11/2020 - 17:51
Divulgação Livro aborda logística para destinação e reutilização de material Divulgação

Será lançado nessa sexta-feira (27), em Belém, o livro “Logística Reversa - Práticas no Varejo”, obra dos pesquisadores João Augusto Rodrigues, Maria do Socorro Flores e Norbert Fenzl. A cerimônia será no auditório Jerônimo Rodrigues, na rua dos Pariquis, 1056, às 16 horas.

  Medidas de segurança para prevenção do novo coronaírus serão tomadas durante o lançamento, como o uso de máscaras por todos presentes no ambiente, uso de álcool em gel ao entrar no local e distância segura entre os participantes dentro do auditório para evitar aglomerações.

  De acordo com o autor João Rodrigues, o livro trata do processo de planejamento e implementação da logística reversa nas empresas de varejo. “A Logística Reversa é o processo destinado à coleta e à restituição dos resíduos sólidos produzidos na empresa para seu reaproveitamento em novo ciclo produtivo ou outra destinação final ambientalmente adequada. A obra vem em um momento de maior conscientização da população sobre a importância do meio ambiente e do tratamento adequado de resíduos, além da implementação da Política Nacional de resíduos sólidos”, disse.

  João Rodrigues também comentou sobre os desafios enfrentados no processo de criação do livro. “Este livro é o resultado de um estudo de caso exploratório. Portanto, foi necessário implementar e analisar os resultados do programa de logística reversa das empresas do Grupo Líder, para poder formatar o livro de uma forma que também sirva como um manual para outras empresas que ainda não possuam implementadas suas próprias práticas de logística reversa e alertá-las dos riscos de sua falta”, finalizou.

Clique no ícone abaixo e ouça entrevista de João Augusto Rodrigues para a Rádio Unama FM 105.5.

Por Henrique Herrera.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores