Confeitaria: sabor e renda no fim de ano

Comerciantes adaptam receitas especiais ao cardápio natalino para oferecer qualidade e não ficar no prejuízo em 2020

por Alex Dinarte seg, 07/12/2020 - 17:51
Divulgação / Gabi Ranieri Confeitaria Doces de Natal da Gabi Ranieri Confeitaria Divulgação / Gabi Ranieri Confeitaria

Além de anunciar os preparativos para as festas de fim de ano, o mês de dezembro deixa muita gente com água na boca só de imaginar as delícias do período natalino. Embora as reuniões familiares não sejam recomendadas durante a pandemia, há quem já pensa em preparar as mais variadas receitas que vão compor o cardápio da ceia e, para alguns, as iguarias vão complementar a renda afetada pela crise.

Sejam as tradicionais opções doces e salgadas do menu ou itens adaptados para servirem como alternativas saborosas na ceia de Natal, toda delícia é bem-vinda durante as festas de fim de ano. Para aproveitar um talento aflorado na adolescência, a pedagoga e professora de educação infantil Helena Mirella, 27 anos, resolveu aprimorar o dom da confeitaria durante a pandemia e passou a freqüentar cursos para reaprender a arte de confeccionar doces e bolos.

A iniciativa deu tão certo que Helena vai utilizar a variedade das receitas para faturar um pouco mais no período natalino. "Para conseguir um extra, eu resolvi começar a vender bolos. Há seis meses, comecei a fazer cursos online para poder entrar no mundo da confeitaria e virei proprietária da @miih_confeitaria [no Instagram]. Até no Natal vai ter bolo de chantininho, naked cake, copo da felicidade, bombom de morango, bolo vulcão e bolo no pote", comenta Helena, empolgada.

A pedagoga e professora de educação infantil Helena Mirella | Foto: Arquivo Pessoal

Além das dificuldades iminentes em tempos de pandemia, a confeiteira afirma que a alta no preço dos insumos utilizados para a confecção das receitas também se tornou um problema. "Comecei a sentir o impacto com o aumento absurdo do leite condensado e do creme de leite, e isso me prejudicou um pouco. Tive que fazer um pequeno reajuste na tabela de preços e nem sempre o cliente fica satisfeito em pagar", reflete.

Segundo Helena, o jeito foi mexer na estratégia de negócios. "Coloquei algumas promoções para esse mês de dezembro e espero recuperar um pouco do lucro que acabei perdendo", ressalta a professora, que se divide entre as aulas e o preparo das sobremesas que fazem sucesso no Bairro da Torre, em Recife (PE). "Fica um pouco difícil de conciliar as coisas, mas nada que se possa dar um jeito. Então, eu me preparo organizando meus horários e dias das encomendas para que não se choque com os do meu emprego. Estou confiante e muito esperançosa para que tudo dê certo e consiga conciliar tudo da melhor forma possível", complementa.

Estratégia de Natal

Já a gastróloga Gabriela Ranieri, 26 anos, trabalha com doces há cinco anos. Em 2016, após um ano como responsável pelos confeitos de uma cafeteria, decidiu apostar no próprio negócio e inaugurou a Gabi Ranieri Confeitaria (@gabrielaranieri, no Instagram), em São Paulo (SP).

Com a empresa em funcionamento há quatro anos, a comerciante conta que a apreensão veio no início da crise da Covid-19 devido à suspensão de grandes eventos. Mas outra data comemorativa contribuiu para alavancar as vendas em um período de incerteza. "Eu não iria fazer ovos na Páscoa, mas meus clientes fiéis começaram a me procurar então montei meu cardápio, divulguei e foi uma das melhores Páscoas", lembra Gabriela.

A gastróloga Gabriela Ranieri | Foto: Arquivo Pessoal

Segundo ela, a estratégia utilizada em abril foi aprimorada e já figura em dezembro. "Na época, muitos clientes encomendaram para presentear. Acredito que agora, no Natal, aconteça o mesmo. Muitas famílias estão longe de seus parentes, evitando se encontrar, principalmente com os mais idosos, além dos amigos querendo mandar uma lembrança e adoçar um pouco esse ano que foi tão amargo", considera.

De acordo com a gastróloga, o cardápio já está montado e bem adaptado para compor a lista de sobremesas dos clientes. "Para esse ano, montei doces para presentear, kit com cookies, mini-chocotones trufados, brownies em pedaços e o 'chocolícia', que são pedacinhos de chocotone cobertos com uma casquinha de chocolate. O pessoal está adorando essas novidades", conclui a confeiteira.

COMENTÁRIOS dos leitores