Fim de semana: Virada Cultural de SP terá edição online

As 400 atrações serão transmitidas online por meio do canal do evento no YouTube

por Alex Dinarte qui, 10/12/2020 - 17:36

Quase toda virtual. Assim será a edição 2020 da Virada Cultural de São Paulo que ocorre no próximo fim de semana. O evento que coloca a população da região metropolitana da maior cidade do país nas ruas para curtir atrações como shows, exposições, peças teatrais, exibições de filmes e espetáculos circenses em 24 horas ininterruptas desta vez improvisa o ambiente digital para apresentar grandes nomes da arte brasileira e mundial em meio à pandemia.

Ao todo, serão 400 atrações realizadas em diversos equipamentos culturais distribuídos por toda a cidade. A organização do evento centralizou os shows musicais no Theatro Municipal, que vai receber atrações como Elza Soares e Flávio Renegado, Elba Ramalho, Arnaldo Antunes e Criolo. A casa também é palco das performances das sambistas Mart’Nália e Fabiana Cozza, que comandam o III Encontro Nacional de Mulheres. Não haverá presença de público.

Além da Música Popular Brasileira, as peças clássicas aparecem no Municipal com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e também celebra os 250 anos do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827). Os 13 pianistas convidados vão executar as “32 Sonatas de piano de Beethoven” em 10 horas e 12 minutos de concerto transmitido via internet.

O “Menor Festival de Jazz do Mundo” também é uma das atrações musicais da Virada com o Projeto Jazz na Kombi. Para os fãs de Hard Core, o show é da banda brasileira Statues on Fire, na Casa de Cultura do Butantã. O show dos roqueiros será aberto para 50 pessoas. Junto com as projeções visuais ao ar livre, a apresentação é um dos poucos eventos com presença do público na edição de 2020.

Artes Visuais

Os artistas das expressões visuais apresentam os dotes nas intervenções urbanas. No Vale do Anhangabaú, a mostra “Anhagabaú: Um Rio de Luz e Resistência”, fica em cena com as projeções cênicas expostas nas árvores e nas fontes do local entre a noite de sábado e a madrugada de domingo. Nos prédios do entorno do Minhocão, o "Empena Feminina" vai projetar obras de dez artistas mulheres. 

Para representar um protesto pelo fim da violência contra a mulher em meio à pandemia, a apresentação performática “Mulheres em Quarentena: o que restou do barro silenciou a mulher” traz seis pessoas do sexo feminino de diferentes regiões do país para responder à tentativa de calar as denúncias por meio da arte em uma produção inédita.

Todas as transmissões serão feitas online por meio do YouTube da Virada Cultural.

Homenagem

Na Penha, na região leste da cidade, a fachada do Centro Cultural será coberta por um lambe-lambe fotográfico em homenagem ao músico, arranjador e compositor paulista Itamar Assumpção (1949-2013).

Mais detalhes da programação da 16ª edição da Virada Cultural de São Paulo estão no portal do evento na internet.

 

COMENTÁRIOS dos leitores