Teatro do Parque reabre suas portas em grande estilo

Após dez anos fechado para reforma, espaço cultural está de volta e pronto para eternizar novos capítulos da arte pernambucana

por Paulo Uchôa sex, 11/12/2020 - 20:58

Na noite desta sexta-feira (11), as portas do Teatro do Parque, localizado na rua do Hospício, área central do Recife, puderam enfim ser reabertas ao público. Após dez longos anos fechado para reforma de requalificação, o espaço cultural está pronto para ser explorado pela população. Reunindo autoridades e artistas da música pernambucana, a cerimônia que marcou a volta do local mostrou que os recifenses terão daqui para frente novas experiências, sempre reverenciando a história visceral do lugar com respeito.

Para o cantor Cannibal, a reabertura do Teatro do Parque é um ponto necessário para a arte de Pernambuco. "Daqui surgiu muita coisa positiva para o Brasil e o mundo. Estávamos sentindo a maior falta desse palco. Já toquei aqui. Essa volta do teatro é importante para todos", declarou o vocalista da banda Devotos. Além de Cannibal, marcaram presença no evento os cantores Getúlio Cavalcanti, Cristina Amaral, Benil e Maestro Forró.

Em entrevista ao LeiaJá, a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, vibrou com o retorno do ambiente. Segundo ela, quem ganha com a volta do Teatro do Parque é o recifense. "A gente está entregando amorosamente um excelente espaço, reconstruído, com detalhes dos melhores níveis possíveis, que são coisas a altura do povo pernambucano e dos artistas", disse. "Transformamos no dia de hoje as grandes vitórias desse teatro", completou.

Quem também reverenciou a conclusão das obras do espaço foi Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. De acordo com ele, "os 105 anos de resistência do Teatro do Parque merecem o devido respeito". Entre os inúmeros elogios de artistas e autoridades ao retorno das funções do Teatro do Parque, o prefeito Geraldo Júlio não compareceu à solenidade.

Segundo a assessoria, o gestor da cidade do Recife participou, na última quinta-feira (10), de uma celebração restrita no espaço, apenas com os trabalhores que estiveram envolvidos nas obras. Ao final dos discursos dos anfitriões, o seleto público que esteve no local, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, conferiu a apresentação do espetáculo Vozes do Recife, da Companhia Fiandeiros de Teatro.

A montagem mostrou poesias de grandes nomes da arte como Ascenso Ferreira, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Cardozo, Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho. Com direção de André Filho, e com pesquisa dele em parceria com Carlos Mendes, o elenco contou com Manuel Carlos, Daniela Travassos, Kellia Phayza, Charly Jadson e Samuel Lira.

Seguindo com a programação especial, o Teatro do Parque vai exibir neste sábado (12), a partir das 16h, o filme O Canto do Mar, do diretor Alberto Cavalcanti, sucesso na década de 1950. O longa-metragem é um dos acervos do próprio espaço, que chegou a receber uma assistência de digitalização. Cerca de 50 ingressos serão distribuídos na bilheteria do local, uma hora antes da sessão. As pessoas que desejarem ver de perto as novidades do Teatro do Parque irão poder fazer uma visita pelas instalações a partir da próxima segunda-feira (14), das 9h as 12h.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores