Artista pernambucana faz vagina gigante e divide opiniões

Juliana Notari publicou no Instagram o resultado do trabalho de 11 meses; Diva, uma vagina de 33 metros instalada a céu aberto

por Paula Brasileiro dom, 03/01/2021 - 13:47
Reprodução/Instagram Juliana Notari apresentou a obra no Instagram. Reprodução/Instagram

Uma obra de arte instalada a céu aberto na Usina Santa Terezinha, em Água Preta, município da Zona da Mata Sul de Pernambuco, causou polêmica na internet, no último sábado (2). Diva é uma réplica de uma vagina, em grandes dimensões, de autoria da artista plástica Juliana Notari. A peça integra o projeto Usina de Arte, que tem convênio com o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam). 

Como a própria Juliana explicou em seu Instagram, Diva é uma escavação em formato de vulva com 33 metros de altura por 16 de largura e seis de profundidade. A “land art”, produzida em resina e concreto armado, demorou 11 meses para ficar pronta e contou com o trabalho de 20 homens que trabalharam artesanalmente na instalação, uma vez que escavadeiras não permitiriam “esculpir com precisão os relevos” necessários. 

Na postagem que apresenta a obra, a artista pernambucana explica o conceito da peça. “Em Diva, utilizo a arte para dialogar com questões que remetem à problematização de gênero a partir de uma perspectiva feminina aliada a uma cosmovisão que questiona a relação entre natureza e cultura na nossa sociedade ocidental falocêntrica e antropocêntrica. Atualmente essas questões têm se tornado cada vez mais urgentes”.

Nos comentários, a repercussão foi grande e as opiniões acerca da peça se dividiram. “Uma obra que reafirma o empoderamento feminino que está cada dia mais forte”; “Sua obra tem a dimensão da sua coragem”; “Um trabalho forte e lindo”; “Já vi muitas bizarrices mas essa merece o Oscar”; “Vergonha de ver uma mulher fazer uma presepada dessa”; “Um engenheiro e mais de 20 homens para fazer a obra,isso sim é um empoderamento feminino”. 

COMENTÁRIOS dos leitores