Cinco famosos que ingressaram na carreira política

Especialista destaca que, por serem conhecidos, celebridades possuem um diferencial na disputa

por Alfredo Carvalho qua, 13/01/2021 - 17:44
Divulgação / Assembleia Legislativa O cantor Leandro Scornavacca, integrante do KLB, que foi Deputado Estadual em SP Divulgação / Assembleia Legislativa

No último domingo (10), o ator e humorista mexicano Carlos Villagrán, conhecido por interpretar o personagem Quico no seriado "Chaves" (1971-1980), anunciou pré-candidatura a governador do estado de Querétaro, no México. Assim como ele, muitos artistas já tentaram esse caminho, e vários conseguiram se eleger para um cargo público.

O pesquisador e especialista em marketing Gabriel Rossi, que atuou com marketing político, explica que a inclusão das redes sociais motivou diferentes setores do mundo a entrarem na vida política. De acordo com ele, para uma primeira disputa, os famosos possuem o diferencial de serem figuras conhecidas. "Isso não é sinônimo de sucesso, uma vez que seja necessário falar de política, e demonstrar maneiras possíveis de resolver o principal problema da sociedade", destaca.

Outro ponto destacado por Rossi é que um eleitor sempre olha a história de vida de um candidato e o quão bem-sucedido ele foi na profissão que escolheu. Além disso, devido ao fenômeno das tecnologias móveis, as pessoas estão mais participativas na política, o que pode, segundo o pesquisador, contribuir no interesse desses artistas.

O LeiaJá separou cinco famosos que ingressaram na política:

1 - Arnold Schwarzenegger

Conhecido por viver o cyborg futurista na franquia de filmes "O Exterminador do Futuro", o ator foi eleito Governador do estado da Califórnia, em 2003. Schwarzenegger foi um árduo defensor das pautas do aquecimento global e buscou diminuir a emissão de dióxido de carbono emitidos por empresas do estado americano. Seu mandato encerrou em 2011, e depois disso, o ator voltou a se dedicar aos cinemas.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

2 - Acelino Popó Freitas

O tricampeão mundial de boxe concorreu na Bahia,  em 2010, a vaga de Deputado Federal, pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB). Apesar de não conseguir votos suficientes para se eleger, o lutador ficou na suplência e mais tarde assumiu o cargo. Um de seus feitos foi a criação do Dia Nacional do Boxe, comemorado em 26 de março. Em 2014, Popó tentou a reeleição, mas não teve sucesso.

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

3 - Leandro Scornavacca

O cantor fez parte do trio musical KLB, ao lado dos irmãos Kiko e Bruno. Após uma carreira de sucesso na banda, o artista candidatou-se ao cargo de Deputado Estadual de São Paulo, em 2010, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e Democratas (DEM). O músico alcançou a suplência e assumiu o cargo em 2013, pelo Partido Social Democrático (PSD). Entre as pautas defendidas pelo político estavam o combate à pedofilia e a implementação da cultura do esporte. O mandato de Scornavacca encerrou em março de 2015.

Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa

4 - Sérgio Reis

O cantor sertanejo Sérgio Reis, conhecido pelos sucessos "Panela Velha" (1983) e "O Menino da Porteira" (1996) concorreu, em 2014, ao cargo de Deputado Federal do estado de São Paulo pelo PRB, e foi eleito com 45.330 votos. Durante o mandato, defendeu pautas de saúde, previdência social e aposentadorias. Por problemas de saúde pessoal, o músico não tentou a reeleição em 2018.

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

5 - Tiririca

O humorista Francisco Everardo, também conhecido como Tiririca, desencadeou sucessos nos anos 1990, com músicas como "Florentina" (1996). Em 2010, o comediante concorreu ao cargo de Deputado Federal em São Paulo, pelo Partido Liberal (PL), e se elegeu com 1.348.295 votos, sendo o político da categoria mais votado do Brasil. A campanha de Tiririca foi marcada por bordões como "pior do que tá não fica", ou "o que faz um Deputado Federal? Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu lhe digo". Muitos, na época, explicaram o fenômeno que foi a eleição do humorista como um voto de protesto.

Foto: Reinaldo Ferrigno/Agência Câmara

COMENTÁRIOS dos leitores