Capitais nordestinas debocham da capa de revista paulista

Publicação que elegeu São Paulo como a “capital do Nordeste” gerou polêmica na internet

por Paula Brasileiro sab, 23/01/2021 - 16:39

Na última sexta (22), a capa da edição especial de aniversário da capital paulista da Revista Veja São Paulo causou um verdadeiro tumulto nas redes sociais. Trazendo o título “São Paulo, a capital do Nordeste”, a publicação gerou reações negativas por parte do público e até mesmo perfis oficiais de algumas prefeituras de cidades nordestinas se manifestaram. 

A revista trazia na capa seis personagens nordestinos que vivem atualmente na capital paulista, chamados de “novos migrantes”. Alguns acharam a matéria lisonjeira e a interpretaram como uma homenagem ao Nordeste, como por exemplo no comentário: “São Paulo é a maior cidade nordestina sim, e com muito orgulho. Param de mi-mi-mi. Devemos muito ao povo nordestino”.  Porém, boa parte dos comentários acusavam a publicação de ter sido preconceituosa e xenofóbica. 

Entre os que não gostaram muito da abordagem, estavam alguns perfis oficiais de prefeituras de capitais da região Nordeste. A de Salvador repostou a capa e escreveu: “Sextou com S de só rindo, viu?”. Já a de Fortaleza postou uma brincadeira: “Enquete rápida aqui. Qual o melhor comentário sobre a capa de aniversário de SP da Veja SP: arriégua, aí dentu, ieeeiiii”. 

Embed:

Na postagem da própria Veja, os comentários foram muitos e, em boa parte, negativos. “Como nordestina que mora em SP eu me sinto extremamente desrespeitada”; “Zero surpresa com a prepotência do paulista de se achar o umbigo do brasil e a capital do Nordeste”; “Nordeste não é um Estado. É uma região que tem 9 capitais e nenhuma delas com certeza se chama São Paulo, que por sinal adora humilhar e rebaixar os nordestinos. Vão se lascar!”.

COMENTÁRIOS dos leitores