Nomadland vence PGA Awards e garante favoritismo no Oscar
Longa dirigido por Chloé Zhao chega na maior premiação do cinema com vantagem
Na noite da última quarta (24), uma cerimônia virtual anunciou as produções vencedoras do PGA Awards, prêmio realizado pelo Sindicato dos Produtores da América. A premiação elege os melhores títulos do cinema e televisão e funciona como um termômetro para o Oscar, prêmio mais importante da indústria cinematográfica. Entre os vencedores de 2021, estão a animação Soul, da Pixar, e a série O Gambito da Rainha, da Netflix.
O Sindicato dos Produtores da América conta com mais de 8.200 membros e realiza o PGA Awards desde 1990. A premiação é considerada uma prévia do Oscar, e tem sido comum que seus vencedores sejam premiados, também, pela Academia na categoria de melhor filme. Ao longo de 31 edições, 21 vencedores do PGA Awards também levaram o Oscar.
Entre os vencedores desta edição estão o longa-metragem Nomadland; a animação Soul; o filme televisivo Hamilton; e a série O Gambito da Rainha, da Netflix; entre outros. Com a vitória, Nomadland, que tem direção assinada por Chloé Zhao, reafirma seu favoritismo para o prêmio de Melhor Filme no Oscar desse ano.