Aos 55 anos, morre o artista plástico Flávio Emanuel

Discípulo do modernista Cícero Dias, o pernambucano soube pautar sua carreira pela originalidade, promovendo o diálogo entre pintura, vídeo, performance, instalação, intervenção urbana e toy art

sab, 03/04/2021 - 14:33
Reprodução/Facebook O artista plástico Flávio Emanuel, trabalhando em uma de suas obras. Reprodução/Facebook

 Dia triste para a comunidade artística de Pernambuco. Aos 55 anos, o artista plástico Flávio Emanuel Junqueira Ayres faleceu na madrugada deste sábado (3), em razão de um infarto. Flávio deixa a companheira, Alice, e uma filha, Flora. Em atividade desde os anos 1980, Flávio integrou o movimento mangue beat e pautou sua trajetória pelo diálogo entre diferentes linguagens, como pintura, vídeo, performance, instalação, intervenção urbana e toy art.

Nascido no Recife, Flávio começou sua carreira como aprendiz do modernista Cícero Dias. Obteve notoriedade ao participar de diversas exposições nacionais e internacionais, como a Bienal dos 500 anos em São Paulo (SP), a Bienal Mercosul, em Porto Alegre (RS) e a Arco Feira de Arte Contemporânea de Madrid, na Espanha. Flávio criou o Núcleo de Artes Visuais e Experimentos (N.A.VE.), um centro de artes experimentais e, mais recentemente, idealizou a TV Tumulto, um projeto de série multimídia com a participação de artistas de diversas linguagens, incluindo música e teatro.

O artista seguia produzindo, em seu ateliê, atualmente localizado em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Algumas obras de Flávio Emanuel estão acomodadas em acervos públicos, como o MAMAM, no Recife, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, a Fundação Bienal 500 anos, em São Paulo, e o Museu de Curitiba, no Paraná.

COMENTÁRIOS dos leitores