10 artistas indígenas que você precisa colocar na playlist

Eles trazem em sua música o orgulho e as lutas indígenas. Confira

por Paula Brasileiro seg, 19/04/2021 - 08:00

Em um país com o histórico de violência e discriminação a seus povos originários, como o Brasil, celebrar uma data como a desta segunda (19), batizada de Dia do Índio, parece impossível. Após pouco mais de 500 anos de colonização das terras nacionais, os indígenas brasileiros seguem sendo invisibilizados, estereotipados e, mais: perseguidos e violentados. 

Com o advento da tecnologia e das redes sociais, no entanto, cada vez mais indígenas abrem espaço para mostrarem suas realidades, contarem suas histórias e provarem que são muito mais do que mostram os antigos livros didáticos de história. As plataformas de streaming também estão repletas de artistas que, através da música, compartilham seu talento, suas vivências e sua habilidade de resistir.

O LeiaJá preparou uma playlist com alguns nomes que trazem em seu trabalho o orgulho em ser indígena. Confira. 

Ademilson Umutina

Cantor e compositor, Umutina é da aldeia Bacalana (MT), localizada no município de Barra do Bugres (MT). Ele é um dos principais representantes da música sertaneja indígena e, em sua música, fala sobre os valores ancestrais e a cultura tradicional do povo Umutina.

Embed:

Djuena Tikuna

Djuena Tikuna é cantora, compositora e jornalista da etnia Tikuna, do Amazonas. Ela lançou seu primeiro disco em 2017 e seu trabalho versa sobre a resistência dos povos indígenas. 

Kunumí MC

Considerado um dos primeiros artistas de rap indígena solo no país, Kunumi é morador da aldeia Krukutu, localizada na Zona Sul de São Paulo. O rapper lançou seu primeiro disco, My Blood Is Red, cantando em português e em guarani, em 2017 e já dividiu composições com Criolo. 

Katú Mirim

Da etnia Boe Bororo, Katú Mirim é cantora, compositora, atriz e ativista das causas indígena e LGBTQ+. Com o trabalho voltado para o rap e o trap, ela traz, em suas composições, as lutas indígenas e o empoderamento feminino e LGBTQ+.

Nori Kayapó

Vindo do Pará, Nori Kaiapó é da etnia Kayapó e faz o que ele chama de “funk consciente”. Ele é considerado pioneiro do funk indígena no Brasil com músicas cantadas em sua língua nativa. O funkeiro já tem um disco lançado, o Hina Hina. 

Sonissini Mavutsini

Formada pelo músico  Lappa, indígena da etnia Yawalapiti, a banda Sonissini Mavutsini mistura elementos indígenas ao som do reggae. As músicas são escritas em Karibe e Tupi, duas línguas faladas no Xingu. 

Revelação da Tribo

Nascida no Maranhão, a banda é formada por músicos indígenas da etnia Guajajara. O grupo investe no forró aliado a elementos tradicionais da música indígena. 

Souto MC

A rapper paulista de ascendência Kariri, por parte de pai, Souto MC, usa suas rimas para falar sobre identidade, resistência e valorização da ancestralidade. Ela já tem um disco na praça, intitulado Ritual. 

Som da Aldeia

Criada em 2012, na região de Dourados (MS), a banda de rock Som da Aldeia reúne indígenas de duas etnias, os terena e os guarani-kaiowá. O vocalista do grupo, Tato é sobrinho de um dos maiores símbolos da resistência indígena no Mato Grosso do Sul, Marçal de Souza, líder guarani morto após uma história de luta contra violações de direitos de seu povo. Com canções em português, as letras falam de discriminação, preconceito e homenagem a líderes indígenas. 

Suraras do Tapajós

Surgido em 2018, no Pará, o grupo de carimbó é formado por mulheres indígenas. Uma de suas integrantes, a cantora Thaline Karajá, encantou o país ao participar do programa The Voice, em 2020. A música do Suraras do Tapajós busca o empoderamento feminino e o combate à violência e preconceito contra os povos indígenas. 

COMENTÁRIOS dos leitores