Ato pede retomada de obras no Teatro Paulo Freire

Representantes da classe artística do Paulista estiveram em frente ao equipamento cultural, nesta sexta (30)

por Paula Brasileiro sex, 30/04/2021 - 15:00

Na manhã desta sexta (30), um pequeno grupo formado por artistas de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, participaram de um ato em frente ao teatro Municipal Paulo Freire pedindo pela retomada das obras de revitalização do espaço. O equipamento cultural, um dos poucos cine teatros de rua existentes no país, está fechado desde 2018 e não há previsão de reabertura do local.

Inaugurado em 1944, o Teatro Paulo Freire funcionou até meados de 2018 quando foi fechado para obras de requalificação. À época, as reformas foram estimadas em R$ 270 mil e a promessa da Prefeitura do Paulista era de que o espaço seria entregue em 180 dias, prazo não cumprido até então.

No ato desta sexta (30), os artistas levaram cartazes, faixas e cruzes que foram afixadas na fachada do teatro. Neles, os manifestantes cobravam pela retomada das reformas com frases como; “O Teatro Paulo Freire está em ruínas”; e “Cadê o dinheiro da reforma?”. A vereadora Flávia Hellen falou sobre a pauta, através de sua assessoria de imprensa: “Aprovamos um projeto de lei que exige que a prefeitura contrate artistas locais em todos os eventos públicos do município. Além disso, também apresentamos um requerimento pelo repasse do pagamento da Lei Aldir Blanc, que já estava atrasado há muito tempo”. 

Reforma

Coincidentemente, na manhã desta sexta (30), a Prefeitura do Paulista enviou um comunicado à imprensa a respeito da revitalização do Teatro Paulo Freire. Nele, a gestão informa sobre a criação de um centro cultural, que será nomeado Centro Cultural Ariano Suassuna, e que contará, além do cineteatro, com a Biblioteca Municipal e a Praça Cívica. A nota, no entanto, não dá prazos para a conclusão do projeto. Confira na íntegra. 

Terra do aroma dos eucaliptos, da ciranda de Dona Duda e de inúmeros artistas, tanto da música, dança e artes quanto do teatro, das letras, da poesia, dos livros e de muita história, Paulista sempre exalta beleza em busca de novos talentos. E agora, acolher a cultura em um lugar ainda mais amplo, sustentável e moderno, será um avanço para o município. Pensando dessa forma, a Prefeitura da Cidade do Paulista — por meio das Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, e Turismo, Cultura, Esportes e Juventude — transformará o Cine Teatro Paulo Freire em um Complexo Multicultural, um mega projeto que vai valorizar a classe artística paulistense.

O Complexo Multicultural terá uma gigantesca área de 2.000 m², com acessibilidade em todas áreas e Concha Acústica para apresentação musical. Com a construção do Complexo, serão encontrados no espaço a Biblioteca Municipal, com 400m² de piso; o auditório Cine Teatro Paulo Freire, com capacidade para 250 lugares em 400 m² de piso; o Centro Ariano Suassuna, com 400m² de piso; o Colégio Firmino da Veiga, com capacidade para 400 alunos por turno, com 800 m² por piso; e a Praça Cívica para uso público.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou Termo de Referência no mês de abril para a contratação de empresa de consultoria, visando a elaboração dos projetos básicos e executivos de arquitetura, paisagismo e engenharia.

Atualmente, o Cine encontra-se fechado após a nova gestão encontrar o prédio sem condições de funcionamento. Com a importância da representatividade da classe artística, o mega projeto do Complexo será discutido no Conselho de Cultura e Artistas do município.

COMENTÁRIOS dos leitores