"Velhas Virgens" lança versão punk de ‘Jorge Maravilha’
Regravação de Chico Buarque apresenta nova roupagem do clássico samba-rock
A banda de rock Velhas Virgens lançou uma versão punk rock da canção “Jorge Maravilha” (1974), do cantor brasileiro Chico Buarque. A princípio, a regravação havia sido planejada para o disco “Sr. Sucesso” (1999), mas foi deixada de lado. Após 22 anos, os integrantes do conjunto musical resolveram resgatar a faixa e remasterizá-la. Confira o resultado: https://onerpm.link/jorgemaravilha
A versão das Velhas Virgens transforma o samba-rock de Buarque em um punk rock com muitos riffs de guitarra. O resultado fica por conta dos vocais de Paulão de Carvalho; guitarras de Alexandre Cavalo Dias e Caio Andrade; bateria de Mário Freire e baixo de Tuca Paiva.
“Jorge Maravilha” foi uma de muitas canções que precisou driblar a censura presente no período da Ditadura Militar (1964-1985). Na época, Buarque colocou a letra da música entre algumas estrofes de um texto de amor e com isso, conseguiu a aprovação da polícia. Após passar por essa etapa, o cantor descartou os trechos românticos e gravou apenas o que lhe interessava.
Além disso, o artista também precisou assinar a obra com o pseudônimo Julinho da Adelaide, pois já era perseguido devido a outras canções. Com o tempo, as autoridades descobriram que Buarque era o autor da música e, a partir desse momento, começaram a exigir RGs e CPFs dos compositores.