Pet pernambucano tem que ter frevo no nome: conheça Capiba

‘Doguinho’ é de uma das famílias representantes do ritmo no Estado, os Germano; e já ingressou no caminho da fama como ‘influenciador digital canino’

por Paula Brasileiro qua, 02/06/2021 - 12:01

Em Pernambuco, o amor pelo frevo é levado tão a sério que transcende os limites do ciclo carnavalesco. Por essas bandas, o ritmo é tratado muito além do que somente música para se divertir e acaba virando profissão, tradição de família, e nem os animais escapam. Que o diga Capiba Germano da Hora, o cãozinho do frevo.

Sendo ‘filho, neto e bisneto’ de quem é, esse pet não poderia ter outro nome. O buldogue francês de apenas um ano e meio é de Mariana Pragana da Hora, filha do cantor Nonô Germano e neta de Claudionor Germano, o Rei do Frevo, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco. O mais novo integrante da família, inclusive, já está seguindo os passos da ‘fama’ e encanta diariamente cerca de 200 seguidores em seu perfil no Instagram.

O cantor Nonô Germano e o mais novo membro da família, o 'doguinho' Capiba. Foto: Reprodução/Instagram

O nome do cãozinho, uma homenagem a um dos mais importantes compositores de frevo do país, foi consenso entre a família. “A gente quis prestar uma homenagem por ter tudo a ver com nossa história, (Capiba era) uma pessoa muito ligada à gente, muito carinhoso,  e que também gostava de animais; muito mais gatos que cachorro, porque na casa dele tinha uma tuia de gato. E por (o cachorro) ser branquinho, a gente lembrou da cabeça branca de Capiba, a gente foi conversando e achou que o nome ficaria bom pra homenageá-lo”, disse Nonô em entrevista ao LeiaJá, a primeira de sua carreira sobre um pet. 

Mas, além de carregar o nome de um dos maiores representantes do frevo, o cãozinho também ostenta outros sobrenomes importantes. Ele é um Germano, clã do frevo em Pernambuco, encabeçado por ninguém menos que Claudionor Germano, Patrimônio Vivo do Estado; e ainda conta com o sobrenome ‘da Hora’ de outro parente emblemático, o artista plástico Abelardo da Hora, falecido em 2014, irmão de Claudionor.  

O ‘doguinho’, inclusive, convive bastante com o ‘bisavô’ e está sempre nas reuniões familiares, a exemplo do aniversário de 89 anos do rei do Frevo, no último mês de abril. “É um xodó. Essa raça é muito companheira, muito calma. O cachorro gosta de estar sempre junto, perto da gente, é muito carinhoso, e pra companhia pra um idoso é bem legal”, diz Nonô.

Capiba com Mariana e Claudionor Germano, na comemoração dos 89 anos do 'bisavô'. Foto: reprodução/Instagram

Segundo Mariana, a ‘mãe’ (tutora) do doguinho, o público da internet se diverte com a homenagem que ele traz no nome. Ela conta que  Capiba não dá muito trabalho mas é bastante brincalhão, característica da raça Buldogue Francês. No perfil do pet, em início de ‘carreira’ nesse meio dos influencers, Mariana compartilha fotos e vídeos cheios de ‘fofurices’: “A gente teve essa ideia de ficar interagindo postando, então é bem legal, tem uma interação. Os amigos, a família segue e todo mundo gosta”. 

Ainda muito jovem, com apenas um ano e meio de idade, Capiba só teve a oportunidade de viver um Carnaval. Porém, como bom representante de uma família que dedicou e dedica a vida a um dos ritmos mais representativos do Estado, curte sempre que pode ao lado dos seus, em casa mesmo. “Ele vive o carnaval aqui dentro com a gente. E ele gosta de ouvir o frevo, viu? Quando bota ele fica prestando atenção, ele gosta da sonoridade. Ele só não sabe distinguir quais são as músicas de Capiba, mas ele gosta de frevo de modo geral”, brinca Nonô.  

Frevo o ano inteiro

Muito embora o cãozinho Capiba não consiga distinguir os frevos que curte dentro de casa, brevemente ele poderá ouvir as novidades que seu ‘avô’, Nonô Germano, vem preparando. Apesar da pandemia, o cantor continua produzindo como pode, e dedicando-se a um projeto que conta com a parceria do produtor musical Michael Sullivan. “É um frevo diferente, com participação de outros artistas que estão na mídia, então a gente tá alinhando esse projeto todo para lançar) assim que liberar (as restrições da pandemia)”.

Para Nonô, o grande trunfo do projeto Frevo de Balada, ao qual ele vem se dedicando desde 2007, é quebrar a sazonalidade do frevo e mantê-lo nas paradas musicais durante todo o ano. “É um frevo com cara de ano inteiro”, resume o artista. O Capiba e o público fã da ‘frevança’ agradecem. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores