Luiz Gonzaga e Santos Juninos em exposição no Recife

Exposição sobre Luiz Gonzaga e Santos Juninos fica em cartaz no Shopping Recife até 24 de junho

qui, 10/06/2021 - 19:21

Sinônimo de forró, fogos, fogueira e fartura de comida de milho, o mês de junho desperta tradições seculares em nosso Estado por meio das celebrações juninas. Um pedaço desse rico universo da cultura brasileira estará em cartaz na Praça de Eventos do Shopping Recife, até o próximo dia 24, com duas exposições em torno do São João: uma dedicada a Luiz Gonzaga e outra sobre dos santos católicos padroeiros da época em uma ambientação inspirada no Pátio do Forró.

Com o acervo do Museu Cais do Sertão e espaço cênico remetendo aos famosos combogós do equipamento cultural, o espaço dedicado a Luiz Gonzaga reunirá réplicas da sanfona, da zabumba e do triângulo usados pelo artista, bem como do seu gibão– em uma versão especialmente confeccionada pelo artesão cearense Espedito Seleiro. O espaço trará ainda um boneco gigante do Rei do Baião, assinado por Silvio Botelho, e que compõe o acervo do Galo da Madrugada, e mais de 40 cubos com informações sobre Gonzagão.

Ao lado, em um cenário reproduzindo o Pátio do Forró, estarão expostas as bandeiras originais dos santos católicos considerados padroeiros do ciclo, e que são batizadas anualmente na tradicional Procissão dos Santos Juninos, promovida pela Prefeitura do Recife. Por lá, as flâmulas de Santo Antônio, São Pedro e São João, além de diversas curiosidades sobre eles.

"Com cenografias que embarcarão os visitantes em pontos de referência culturais de nosso Estado, queremos fazer um convite para o público entrar no clima especial da festa junina a partir dos estímulos sensoriais e do conhecimento que a cultura é capaz de promover, em uma programação gratuita e que pode ser vivenciada por toda a família", destaca Renata Cavalcanti, gerente de Marketing do Shopping Recife.

Por meio da iniciativa, o secretário de Turismo do Pernambuco destaca o ponto de contato com a cultura e com o turismo do Estado que o centro de compras desempenha. "O Shopping Recife é parceiro antigo do Turismo de Pernambuco. O centro conta com uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista e agora presta esta homenagem tão bonita ao Cais do Sertão, que é um dos equipamentos mais importantes do Estado. A cultura sertaneja está muito bem representada no São João Cultural do Shopping", complementa.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores