Pesquisadores promovem debate sobre arte contemporânea

Grupo de pesquisa da UNAMA - Universidade da Amazônia conversa com Paulo Henrique Silva, curador da exposição "Conversas - Resistência e Convergência", em cartaz na Casa das Onze Janelas, em Belém

sex, 18/06/2021 - 10:28
Agência Pará Exposição em Belém que teve curadoria de Paulo Henrique Silva Agência Pará

O Ciclo “Políticas da Arte – Artes da Política”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA - Universidade da Amazônia, promove na próxima terça-feira (22), às 18h30, um encontro on-line intitulado "Arte Contemporânea no Planalto Central”, com a participação de Paulo Henrique Silva, curador de "Conversas - Resistência e Convergência", mostra que está em cartaz no Museu Casa da Onze Janelas. O evento será transmitido pelo canal do grupo de pesquisa Arte, Imagem e Cultura no Youtube. 

O grupo reúne professores, pesquisadores, artistas, museólogos, curadores e educadores. A conversa faz parte da programação de encontros mensais dos acadêmicos.

Paulo Henrique Silva é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Dedica-se ao estudo da produção contemporânea da Região Centro-Oeste e à formação de acervos. É responsável pela Curadoria de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Anápolis – GO, pela produção e curadoria do Salão Anapolino de Arte, um dos mais importantes salões de arte do país.

 O curador vai apresentar sua experiência na formação de acervos, assim como falar da produção e curadoria de diversos projetos na região em que atua. A conversa incluirá também sua abordagem curatorial na realização da exposição "Conversas - Resistência e Convergência", em cartaz na Casa da Onze Janelas.

Como mediadores participarão os professores Jorge Eiró e Mariano Klautau Filho, coordenadores do grupo, e a professora Susanne Pinheiro, pesquisadora em arte e moda com foco em acervos paraenses.

O Grupo Arte, Imagem e Cultura, formado em 2018, é coordenado pelos professores Mariano Klautau Filho e Jorge Eiró e constituído por alunos pesquisadores e orientandos do programa  de pós-gradauação da UNAMA, com participação aberta de convidados egressos, assim como de alunos externos. O grupo promove encontros, debates e leituras sistemáticas sobre imagem em todo seu alcance cultural e manifestação artística, realiza seminários internos das pesquisas em processo de orientação e encontros com artistas e pesquisadores em arte, assim como promove encontros-visita às exposições de artes e mostras de acervos.

Dentre as pesquisas que o grupo desenvolve destaca-se “Arte Contemporânea nos Acervos e Museus Paraenses”, com foco em acervos, artistas ou obras artísticas, possibilitando um levantamento dos principais acervos museológicos de arte contemporânea na cidade de Belém, nas décadas de 1980 a 2010, observando em especial o Museu Casa das Onze Janelas, Museu da Universidade Federal do Pará - MUFPA e Museu de Arte da UNAMA e o circuito de arte dinamizado por essas instituições.

Serviço

Conversa "Arte Contemporânea no Planalto Central”. Com Paulo Henrique Silva, curador de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Anápolis – GO e da mostra "Conversas - Resistência e Convergência" na Casa da Onze Janelas.

Mediação: Profs. Mariano Klautau Filho, Jorge Eiró e Susanne Pinheiro.

Data: Nesta terça, 22, às 18h30 (Canal do Youtube  Arte, Imagem, Cultura)

Realização: Grupo de Pesquisa Arte, Imagem, Cultura /UNAMA - PPGCLC

Da Redação do LeiaJá (com informações do PPGCLC).

COMENTÁRIOS dos leitores