Comida di Buteco começa hoje e segue até 22 de agosto

Público pode votar e eleger o melhor 'buteco' da Região Metropolitana do Recife

sex, 30/07/2021 - 16:26
Reprodução/Instagram Comida di Buteco começa hoje e segue até 22 de agosto Reprodução/Instagram

O festival Comida di Buteco retorna presencialmente e também em formato delivery nesta sexta-feira (30). Até o dia 22 de agosto, o público pode votar e eleger o melhor 'buteco' da Região Metropolitana do Recife. O evento tem a finalidade de promover a inclusão socioeconômica de pequenos negócios familiares através do reconhecimento do público e dos jurados, que podem votar avaliando quatro categorias: melhor petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. 

A organização do evento firmou parceria com uma empresa de reservas online para permitir o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios para que os butequeiros possam planejar com segurança a sua ida ao 'buteco'. A ferramenta está acessível através do site do concurso, localizando o 'buteco' que quer visitar em cada cidade e clicando no botão 'Tagme'. Desta maneira, naquele horário, a mesa reservada estará disponível de acordo com os critérios estabelecidos nas reservas.

Além disso, existe a opção delivery para estimular que as pessoas peçam os petiscos concorrentes em casa, gerando receita para os bares e minimizando riscos sanitários. No entanto, o tradicional voto popular, que define o vencedor, continuará sendo presencial. Ou seja, para experimentar e votar, ainda será preciso ir ao bar.

A edição deste ano tem como tema “Raízes”. Os concorrentes criaram pratos com alguma raiz ou tubérculo e, ainda, uma apresentação relacionada às origens da casa, à história de cada uma. 

COMO FUNCIONA

Na primeira etapa do concurso, em cada uma das cidades participantes, os 'butecos' pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visitam, votam e elegem o campeão, avaliando quatro quesitos: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco tem 70% do peso da nota e os demais itens, 10% cada. Os votos do público e os dos jurados têm peso igual: 50%.

Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados visitará os campeões de cada cidade avaliando suas performances nos mesmos quesitos. Elege-se, então, o “Melhor Buteco do Brasil”, que será conhecido e premiado em outubro.

SALVE OS BUTECOS

O movimento “Salve os Butecos” é um grande financiamento coletivo nacional, cuja meta é arrecadar R$ 3 milhões em dinheiro, insumos e equipamentos para serem repartidos igualmente com os 'butecos' participantes. Se a preocupação em preservar e evoluir os pequenos negócios familiares, chamados 'butecos', já era o propósito do concurso, com a pandemia tornou-se urgente. O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois foi um dos primeiros a terem medidas restritivas de funcionamento e que se farão necessárias ainda por um bom tempo. Para se ter ideia, 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas

No site do concurso há um 'butecômetro', que acompanha o volume de doações. Qualquer pessoa pode ajudar com qualquer quantia. A conta para doações é a seguinte:

Banco Santander 033

Agência: 1595

Conta número: 130023050

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

CNPJ: 06.204.569/0001-55

Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores