Pitombeira promove live sonhando com o Carnaval de 2022

Nesta terça (7), pelo segundo ano consecutivo, a Pitombeira dos Quatro Cantos de Olinda realiza uma live para simbolizar seu tradicional primeiro ensaio do ano

por Paula Brasileiro seg, 06/09/2021 - 12:52
Arthur Souza/LeiaJá Imagens O tradicional bloco olindense vai passar mais um ano 'guardado'. Arthur Souza/LeiaJá Imagens

Em 1984, um grupo de 40 foliões apaixonados pela Pitombeira dos Quatro Cantos uniu esforços para comprar uma casa que servisse de sede à agremiação. Daí tira-se o quanto de amor e fidelidade os chamados ‘pitombeirenses’ dispensam ao seu bloco. É na rua 27 de Janeiro, no bairro do Carmo, em Olinda, que eles se reúnem para festejar o Carnaval regado, é claro, a muito ‘bate-bate com doce’, a bebida típica de receita exclusiva da agremiação. 

Essas reuniões e o tradicional primeiro ensaio de Pitombeira, que abre os ‘trabalhos’ de preparação para a folia olindense há mais de 20 anos, no entanto, estão proibidos de acontecer desde março do último ano. A pandemia do novo coronavírus, com seus rígidos, porém necessários, protocolos de segurança, colocou foliões e carnavalescos de molho cultivando uma saudade que parece não ter fim. Por esse motivo, em 2021, Pitombeira não saiu - algo semelhante só havia acontecido outras três vezes: em meados dos anos 1950, por conta de desavenças internas no grupo, e em 2011, por falta de dinheiro. 

Fazer um Carnaval - que começa em setembro e vai até os dias oficiais de folia, envolve, além do investimento humano, um alto investimento financeiro. “Pitombeira nao tem patrocínio para essas saídas, a gente sai com a compreensão das orquestras, porque a gente fecha um cachê que dá pra gente tirar do bar e das vendas de camisas, e dos foliões que ajudam, compram bebida no nosso bar, e os nossos produtos”, diz o presidente da agremiação, Hermes Neto, em entrevista exclusiva ao LeiaJá.

Hermes Neto faz parte da agremiação desde criança e preside o bloco há três anos. Foto: Arthur Souza/LeiaJáImagens

O bloco abre seu Carnaval com uma série de ensaios que arregimentaram todas as demais prévias olindenses. O primeiro, bastante tradicional e já parte do calendário oficial da folia da cidade, acontece no dia sete de setembro, também feriado da Independência. No último ano, a estratégia para não deixar a data passar em branco foi fazer uma ‘saída virtual’, através de uma live. Agora, em 2021, ainda impossibilitado de ir à rua, o bloco repete a folia online e faz nova live em seus canais digitais, nesta terça (7), dessa vez com Ed Carlos, Sheila Toy, Lu Maciel e Orquestra Paranampuká - o homenageado será o carnavalesco Carlos Ivan, falecido em virtude da Covid-19. 

Segundo o presidente Hermes, há três anos à frente do bloco, fazer lives é algo tão desafiador - e caro - quanto colocar Pitombeira na rua. Além do modelo ainda muito novo, é necessário contar com uma equipe de técnicos e equipamentos que elevam os custos da agremiação. “Pra gente colocar Pitombeira na rua, a gente vai atrás de patrocinadores, e na rua você tem uma visibilidade diferente. Na live, mesmo você fazendo tudo certinho, ela só vai dar certo mesmo quando acaba. No meio da live a internet pode cair e você fica naquela tensão até encerrar. Na rua não, a gente tem um cronograma, é X pra gente ir pra rua e temos o ano todo pra trabalhar. A live, decidimos fazer no início do mês de agosto pra setembro, menos de um mês pra resolver tudo e é tudo mais caro”. 

A agremiação quer comemorar seus 75 nos, em 2022, 'vacinada' contra a Covid-19. Foto: Arthur Souza/LeiaJáImagens

A recompensa do esforço para que esse trabalho aconteça é semelhante à descrita no início desta matéria - guardadas as devidas proporções. O presidente Hermes explica. “O nosso público, os que realmente  vinham à nossa casa, eles chegaram junto, nos ajudando e vendo a live (em 2020)”. Mas, apesar do sucesso da ‘saída virtual’, o que o diretor e todos os integrantes do bloco desejam mesmo é voltar a encontrar os foliões presencialmente, assim que possível. “Espero todos pitombeirenses aqui”. 

Live solidária

Apesar dos altos custos, o ensaio online de Pitombeira tem caráter solidário. A exemplo do que aconteceu em 2020, a live vai arrecadar doações que serão revertidas ao Abrigo Imaculada Conceição, localizado no bairro de Guadalupe, em Olinda.”Tem muita gente que realmente está passando necessidade. Na hora que a gente tá na rua brincando, a gente esquece dos nossos problemas, quando chega na quarta de cinzas volta tudo. E aí no pós carnaval há a necessidade de ajudar. Todo trabalho que a gente faz, a gente trabalha pra ação social”, diz Hermes. As doações podem ser feitas para além da live, através do PIX  026.614.514-04.

2022: rumo aos 75

Em 2022, Pitombeira dos Quatro Cantos completa 75 carnavais de resistência e muito amor à folia. Os planos para a comemoração envolvem a expectativa quanto a possibilidade de voltar à rua no Carnaval. Mas, apesar da saudade, a agremiação prefere agir com cautela. “Hoje posso dizer que eu tenho a sensação de que tudo vai acontecer. Pela evolução da vacinação, aqui em Olinda já abriu pra 12 anos, a gente acredita que em janeiro já esteja 90% população vacinada ou mais. A gente acha ainda que tá muito recente pra carnaval de rua, mas a gente já vislumbra uma ação com os pitombeirenses juntos, brincando, comemorando, tudo dentro dos protocolos. Já é mais palpável agora”, diz Hermes Neto.

LeiaJá também 

--> Carnaval 2022: o que as principais capitais planejam?

--> Galo conta com consciência do folião para desfile em 2022

Sendo assim, a partir da segunda quinzena do mês de setembro deste ano, a sede da agremiação voltará a abrir as portas para receber pequenos eventos, como aniversários e festas fechadas para grupos menores. Dessa forma, o bloco pode voltar a gerar renda própria, com os valores dos aluguéis e o apurado de seu bar.

A sede de Pitombeira deve reabrir para pequenos eventos em breve. Foto: Arthur Souza/LeiaJáImagens

Além disso, alguns projetos comemorativos ao seu aniversário de 75 anos já estão em vias de execução. Um deles é o concurso de redação voltado aos estudantes da rede municipal de Olinda - do 5º ao 9º ano, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, que também celebra 75 anos em 2022. 

Também será produzido um livro de fotografias para resguardar a memória pitombeirense. O presidente sintetiza a importância dessas ações e já demonstra a alegria de celebrar o aniversário. “É um ano emblemático, então a gente quer fazer coisas para que fique marcado. Pitombeira vai chegar nos 75 anos vacinado, até o estandarte”. 









 

COMENTÁRIOS dos leitores