Espetáculo homenageia o centenário de Paulo Freire

Peça será apresentada presencialmente no Teatro de Santa Isabel, no próximo dia 24

sex, 17/09/2021 - 18:59
Diego di Niglio Teatro de Santa Isabel recebe o espetáculo 'pa(IDEIA) – Pedagogia da libertação' Diego di Niglio

O espetáculo pernambucano pa(IDEIA) – Pedagogia da Libertação celebra o centenário do recifense Paulo Freire, em apresentação presencial no próximo dia 24, no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Os atores Daniel Barros e Júnior Aguiar, protagonistas da peça, indagam e interpretam o papel do aclamado professor.

"Buscamos contribuir para dimensionar a importância do teatro político na sociedade brasileira em diálogo com as lutas históricas pela construção da democracia no Brasil e em toda a América Latina", descreve Júnior Aguiar. A encenação retrata os 70 dias da prisão de Paulo Freire no Recife, após o golpe de 1964, além do exílio do educador por 16 anos pela América Latina, Europa e África.

"Propomos um diálogo, sempre a partir da reflexão social, que não deixa ninguém a margem da vida nacional. Educação e política se fundem. Sua relevância como personagem histórico é o centro do nosso debate que desejamos estabelecer com a plateia. Freire continua sendo um visionário ao propor uma pedagogia crítica, ancorada no diálogo dos educandos com os educadores, onde todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo", afirma Daniel Barros.

O projeto que homenageia Paulo Freire surgiu de uma pesquisa do Coletivo Grão Comum, também de Pernambuco, em conjunto das obras Trilogia Vermelha. "A teatralidade, no campo desta segunda pesquisa de criação, recaiu sobre o tema da educação, das filosofias pedagógicas, da importância de defender o campo do conhecimento e das sabedorias que interligam mestres e aprendizes, educadores e educandos", ressalta Júnior.

Desde 2012, com a lei 12.612, Freire tornou-se Patrono da educação brasileira. Ele é o autor dos clássicos: Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Autonomia. Sua obra foi traduzida para mais de 30 países e suas ideias permanecem vivas dentro dos círculos que debatem os rumos educacionais. 

"Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado na história do nosso país, com mais de quarenta títulos, dentre os quais o de Doutor Honoris Causa, o de Pesquisador Emérito, de Professor Emérito e de Professor Distinguido", pontua Daniel. Os ingressos da montagem estão disponíveis no site Sympla, custando R$ 15 (estudantes e professores) e R$ 30 (inteira). 

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores