Espetáculo Relatos Amefricanos tem estreia on-line

Projeto será apresentado virtualmente e de forma gratuita em novembro

qua, 27/10/2021 - 16:31
Gustavo Fataki 'Relatos Amefricanos': Espetáculo de dança contemporânea tem estreia on-line e gratuita Gustavo Fataki

Inspirado na categoria político-cultural de amefricanidade - cunhada pela antropóloga, filósofa e historiadora Lélia Gonzalez - Relatos Amefricanos transporta para a tela e os palcos, uma amálgama de histórias que têm a experiência negro-diaspórica como fio condutor. A apresentação estará disponível a partir do dia 20 de novembro em formato on-line e com acesso gratuito no canal do espetáculo. O projeto será exibido até 5 de dezembro.

Em cena, uma abordagem transfronteiriça aproxima e entrelaça Brasil e Peru, duas realidades latino-americanas aparentemente díspares entre si. Essa operação é possível graças à concepção amefricana que está na base do espetáculo. Nesses dois pólos, mutuamente complementares, estão as figuras de Lélia Gonzalez e a da poetisa e coreógrafa peruana Victoria Santa Cruz, como as principais referências do projeto.

"A América foi o principal destino da maioria dos seres humanos sequestrados do continente africano, para serem escravizados. A categoria de amefricanidade traduz tanto as agruras da diáspora negra, quanto os transbordamentos de África na América e é isso que queremos dançar", contam os criadores Gustavo Fataki e Maycom Santiago.

E completam: "Se trata de enegrecer a temática e a técnica, a partir de uma proposta cujo ponto central é a categoria político-cultural de amefricanidade e aquilo que somos capazes de anunciar, como sujeitos epistêmicos que dançam". O elenco é composto pelos bailarinos intérpretes-criadores Quiara Jofre, Diogo de Carvalho, Poliana Nunes e José Liberato. Completam a ficha técnica, o músico Julio Rhazec na trilha sonora, Rachid Severino no desenho de luz, João dos Reis como figurinista e Andrei Gonçalves na produção.

Serviço 

Espetáculo Relatos Amefricanos

20 de novembro a 5 de dezembro | Sextas e sábados, 20h / Domingos, 18h

Apresentações realizadas no YouTube

Acesso gratuito

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores