Exposição retrata costumes e saberes da região bragantina

Trabalho da artista visual Renata Sousa registra a relevância de personagens da cultura do município de Bragança

sex, 29/10/2021 - 15:14

Trabalhadores e mestres da cultura de Bragança são retratados em oito telas pintadas pela artista visual Renata Sousa na exposição “Faces bragantinas”. O projeto, idealizado pela artista em parceria com a Correnteza Produções, tem como objetivo homenagear nomes que representem saberes e costumes típicos da cidade de Bragança, cidade natal de Renata, além de registrar a relevância dessas figuras na localidade onde vivem.

“Através do projeto ‘Faces bragantinas’ pode-se levar essas pessoas a ver quão lindo e importante cada um é para a valorização da cultura da cidade. A forte cultura da diversidade dos trabalhadores na cidade de Bragança, no Estado do Pará, foi a minha fonte de inspiração para este trabalho”, destaca Renata.

Foram escolhidos oito trabalhadores da cidade para servirem como modelos para a produção das telas. Dentre as profissões e manifestações culturais retratadas pela artista estão a de maruja, pai de santo, padre, artesã, carpinteiro, fazedor de farinha, poeta/escritor e um mestre de carimbó. A escolha por tais profissões se deve por serem alguns dos ofícios mais tradicionais da cidade e, por conta disso, são referências na cultura bragantina.

Para a confecção das obras, cada modelo foi fotografado no local onde desempenha seu trabalho e, a partir destes registros, foram retratadas nas telas de Renata, valorizando assim seus saberes e atividades.

As oito telas que compõem o projeto serão expostas ao público no município de Bragança e na Vila de Caratateua, presencialmente, dentro dos protocolos de higiene e segurança, em razão da pandemia causada pelo vírus da covid-19. O projeto “Faces bragantinas” também conta com oficinas de iniciação à pintura, que acontecerão nos dias 27  de outubro, na cidade de Bragança, e 1º de novembro, na Vila de Caratateua, e têm como público-alvo as crianças da região, que irão expor o resultado da oficina ao final do processo.

Natural de Bragança, Renata Sousa  demonstrou aptidão para as artes plásticas, como o desenho e a pintura, desde criança. Hoje em dia, faz de seu talento uma vertente profissional. Além disso, também é formada em Tecnologia em Gestão Ambiental e graduanda em Engenharia Florestal. “Faces Bragantinas” é a primeira exposição da artista plástica, contemplada pelo Edital de Multilinguagens - Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural - Pará, no ano de 2021.

Serviço

OFICINA DE INICIAÇÃO À PINTURA EM BRAGANÇA - Quarta-Feira, 27 de outubro, das 14h às 17h, Na Escola Jorge Ramos. 

EXPOSIÇÃO EM BRAGANÇA  - Sábado, dia 30 de outubro, às 18h, na Praça Antônio Pereira (Praça do Coreto), com a atração musical Mestre Lázaro\Mani de Urutá. 

OFICINA DE INICIAÇÃO À PINTURA EM CARATATEUA - Segunda-feira, dia 1 de novembro, das 15h às 18h, na Escola Padre  ngelo Maria Abene.

EXPOSIÇÃO EM CARATATEUA  - Segunda-feira, dia 01 de novembro, das 19h às 22h, na Orla de Caratateua, com a atração audiovisual Conjunto de Vídeo-performances Margens Do Caeté.

FICHA TÉCNICA:

Pintora e Oficineira: Renata Sousa

Produção Executiva e Produção: Paulo César Jr.

Assistentes de Produção: Romeu Figueiró Jr. e André Romão.

Assessor de imprensa e Social Mídia: Lucas Del Corrêa

Fotógrafa: Thaís Martins

Designer Gráfico: Wan Aleixo

Atração Musical: Mani de Urutá e Mestre Lázaro.

Realização: Correnteza Produções.

Por Lucas Del Corrêa.

 

COMENTÁRIOS dos leitores