EUA atua para impedir a fusão de duas grandes editoras

Penguin Random House anunciou no ano passado que planejava comprar a Simon & Schuster

ter, 02/11/2021 - 16:20
LEON NEAL Livros LEON NEAL

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos entrou com uma ação nesta terça-feira (2) para bloquear uma fusão entre duas grandes editoras, afirmando que reduzirá a concorrência e prejudicará autores e consumidores.

A Penguin Random House, a maior editora do mundo, anunciou no ano passado que planejava comprar a rival Simon & Schuster, o que o Departamento de Justiça disse que permitiria "exercer influência indevida" no setor.

"Autores e consumidores americanos pagariam o preço por essa fusão anticompetitiva - com menos adiantamentos para os autores e, em última análise, menos livros e variedade para os consumidores", disse o procurador-geral Merrick Garland em um comunicado.

Observando que apenas cinco empresas controlam a indústria editorial nos Estados Unidos, Garland disse que "se a maior editora do mundo pudesse adquirir um de seus principais rivais, ela teria um controle sem precedentes sobre essa importante indústria".

O grupo de mídia ViacomCBS anunciou em novembro de 2020 que planejava vender sua unidade Simon & Schuster para a Penguin Random House, uma subsidiária da empresa alemã Bertelsmann, por 2,2 bilhões de dólares.

Mas o Departamento de Justiça disse que o pacto prejudicaria a concorrência, permitindo que as empresas controlassem cerca de metade do mercado de direitos de publicação e prejudicaria editoras independentes menores que não podem pagar tanto aos autores, enquanto os escritores teriam menos poder de barganha.

O comunicado destaca que a Penguin Random House em seus próprios documentos "considera o mercado editorial americano um 'oligopólio'" e busca "'cimentar' sua posição como editora dominante nos Estados Unidos".

Em nota a seus funcionários, o CEO da Simon & Schuster, Jonathan Karp, disse que as empresas "discordam veementemente do Departamento de Justiça sobre o fato de que essa transação prejudicará a concorrência".

"A Penguin Random House lutará vigorosamente para que essa transação se concretize e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar nesses esforços", disse.

Alguns grandes autores de Simon & Schuster são Stephen King e Doris Kearns Goodwin, enquanto Barack e Michelle Obama e John Grisham publicaram com a Penguin Random House.

COMENTÁRIOS dos leitores