Por que não vivemos?, com Camila Pitanga, chega ao Recife

Interrompida pela pandemia de Covid-19, a temporada do espetáculo retorna aos palcos no Teatro de Santa Isabel nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro

qua, 01/12/2021 - 20:51
Divulgação Camila Pitanga é a estrela do elenco da peça Divulgação

Escrita pelo dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904) por volta dos 20 anos, a história do professor Platonov foi descoberta nos arquivos do seu irmão após a sua morte, e publicada em 1923. Inédita no Brasil, a obra recebeu, nesta adaptação da companhia brasileira de teatro, com direção de Marcio Abreu, o nome “Por que não vivemos?”.

A peça estreou em julho de 2019 no CCBB do Rio de Janeiro, fez temporadas nos CCBB’s de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo entre setembro/2019 a março de 2020.

Interrompida pela pandemia de Covid-19, a temporada do espetáculo retorna aos palcos no Recife nos dias 9, 10, 11 e 12 de dezembro. O local escolhido foi o Teatro de Santa Isabel, de quinta a sábado, às 19h, e domingo às 18h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Platonov

Embora não tenha um título oficial, a peça foi publicada em diversos países como “Platonov”, em homenagem a um dos personagens, o professor Mikhail Platonov. Foi somente no final da década de 1990 que a obra ganhou traduções e montagens em diversos teatros da Europa. Em 2017, os atores Cate Blanchett e Richard Roxburgh estrearam uma versão do texto na Broadway, em Nova York, chamada de “The Present”.

Versão brasileira

Por ser uma obra sem título oficial, o grupo batizou a peça com uma pergunta chave que está inserida no texto: por que não vivemos como poderíamos ter vivido?.

“Quando esse texto foi resgatado, não havia capa nem título. Como outras peças em que o personagem principal dá nome ao texto, como Ivanov, se deu esse nome Platonov”, conta Giovana Soar, que ressalta que o título escolhido pela companhia traduz o drama que permeia o espetáculo.

“São pessoas que gostariam de estar em outro lugar, mas não fizeram nada para isso. Mostra como a trama da vida vai se desenrolando e as pessoas vão caindo na armadilha de ficar onde estão”, complementa a assistente de direção do espetáculo.

A peça trata de temas recorrentes na obra de Tchekhov, como o conflito entre gerações, as transformações sociais através das mudanças internas do indivíduo, as questões do homem comum e o legado para as gerações futuras. Tudo isso na fronteira entre o drama e a comédia.

“É o primeiro texto de Tchekhov, um texto muito jovem, mas muito revisitado em diversos países porque tem nele o que depois vem a ser o cerne do Tchekhov”, diz o diretor Márcio Abreu .

Elenco

O elenco é formado por Camila Pitanga, Cris Larin, Edson Rocha, Josi.Anne, Kauê Persona, Rodrigo Bolzan, Rodrigo Ferrarini e Rodrigo de Odé.

COMENTÁRIOS dos leitores