Após racismo, transfobia vira tema nas conversas do BBB 22

Em menos de uma semana, participantes já pautaram as redes em dois temas bastante urgentes. Na última quinta (20), o uso do termo ‘traveco’ norteou as discussões e os brothers Rodrigo e Pedro Scooby, além da sister Eslovênia, entram ‘na reta’

por Paula Brasileiro sex, 21/01/2022 - 13:54

Seja você uma pessoa que acompanha ou não o Big Brother Brasil, uma coisa é certa: algumas das discussões aborddas no reality vão acabar chegando ao seu conhecimento pelas redes sociais. A edição de número 22 do programa começou há menos de uma semana e já levantou dois temas bastante urgentes: racismo e transfobia. Este ano, o elenco do casa conta com uma travesti, a cantora Linn da Quebrada, e ela já tem ajudado a falar contra o preconceito dentro e fora do confinamento.

Após a chegada de Linn, na última quinta (20), algumas situações pautaram as redes sociais e a transfobia virou tema de discussão. Após ser chamada de “ele”, e não ela, pela sister Eslovênia, alguns perfis repercutiram o erro da pernambucana. Na ocasião, a cantora corrigiu a colega de confinamento de imediato informando a ela por qual pronome deve ser chamada. 

Embed:

Mais tarde, durante conversa no quarto, o brother Rodrigo usou o termo “traveco” para referir-se a uma travesti. Ele foi repreendido por Vyni e Maria e, horas mais tarde, decidiu consultar Linn a respeito. A cantora, então, dissse: “Traveco é utilizado nesse lugar pejorativo. Acho que a gente até sabe mas também não se ligue porque isso acaba se tornando um hábito de se referir. É não usar mais. Se fosse comigo, ia ficar ressabiada ali”. O brother pediu desculpas e sua equipe, nas redes sociais, também publicou um comunicado de retratção.

Fora da casa

A repercussão do assunto fez uma ex-sister relembrar um situação parecida que viveu com Pedro Scooby, também confinado no BBB 22. Ariadna Arantes, primeira mulher trans a participar do BBB, em 2011, contou que o surfista referiu-se a ela usando o termo pejorativo durante uma festa, enquando ainda namorava com a cantora Anitta. A ex-sister diz que ele não se desculpou na época, mas que espera que o atleta tenha aprendido a lição. 

Reprodução/Twitter

COMENTÁRIOS dos leitores