Matt Groening completa 68 anos: conheça sua história

Conheça a a trajetória do roteirista, produtor, dublador e cartunista criador de ‘Os Simpsons’ e ‘Futurama’

por ter, 15/02/2022 - 22:09
Reprodução - YouTube - The Upcoming Reprodução - YouTube - The Upcoming

Matthew Abram Groening nasceu em Portland no dia 15 de fevereiro de 1954, filho de pai alemão canadense, cineasta e mãe norueguesa americana, professora. Criador das séries ‘Os Simpsons’, ‘Futurama’ e ‘Disenchantment’. Hoje em dia, trabalha como produtor executivo e consultor criativo de ‘Os Simpsons’.  

Em 1977, Groening mudou para Los Angeles para se tornar escritor. Foi figurante no filme para televisão, lavou pratos em uma casa de repouso, foi escriturário na loja de discos Hollywood Licorice Pizza e motorista para um diretor aposentado. 

De 1972 a 1977, Groening estudou no ‘O Colégio Estadual Evergreen’ em Olympia, Washington, uma escola de artes liberais. Trabalhou como editor do jornal do campus, ‘O jornal Cooper Point’, para o qual também escreveu artigos e desenhou caricaturas. Começou a se interessar por desenhos depois de assistir ao filme de animação da Disney, ‘101 dálmatas’. 

Groening fez sua primeira venda profissional de cartoon ‘Life in Hell’ para a revista de vanguarda Wet em 1978. O cartoon foi publicado em jornais e chamou a atenção de James L. Brooks. Em 1985, Groening trabalhou com animação para o programa da Fox. Brooks queria que Groening adaptasse seus personagens de ‘Life in Hell’ para a série, mas decidiu criar algo novo e então, surgiu a família Simpsons e deu aos membros o nome de seus próprios pais e irmãs. 

Os curtas seriam transformados em sua própria série ‘Os Simpsons’. Em 1997, Groening e David X. Cohen desenvolveram ‘Futurama’, uma série animada sobre a vida no ano 3000, que estreou em 1999 na Fox, depois pela Comedy Central por temporadas adicionais. No entanto, Groening expressou o desejo de continuar a franquia Futurama de alguma forma, inclusive como um filme teatral. Em 2016, Groening desenvolveu uma nova série para a Netflix intitulada ‘Disenchantment’, que estreou em 2018. 

Groening ganhou 13 Primetime Emmy Awards, onze por Os Simpsons e dois por Futurama e um British Comedy Award por "contribuição notável para a comédia". Em 2002, ganhou o Prêmio Reuben da National Cartoonist Society por seu trabalho em ‘Life in Hell’. E recebeu uma estrela na Calçad da Fama de Hollywood em 2012. Maggie Groening co-escreveu alguns livros dos Simpsons com seu homônimo de desenho animado. 

Groening se casou com Deborah Caplan em 1986, com quem teve  dois filhos: Homer (conhecido como Will) e Abe. Em 1999 se divorciou e casou-se novamente  com a artista argentina Agustina Picasso em 2011. 

Por Camily Maciel

COMENTÁRIOS dos leitores