Foto/Joel C. Ryan Invisionap
Nesta quarta-feira (13), o álbum de estreia da banda Green Day completa 32 anos de lançamento. O disco "39/Smooth" caiu nas graças dos fãs e da crítica nos anos 1990. Em 2007, a coletânea foi relançada pela Warner. O LeiaJá preparou um conteúdo especial sobre a banda.
O Green Day, junto com as bandas Sublime, The Offspring e Rancid foram responsáveis por renascer e popularizar o punk rock nos Estados Unidos e no mundo no início dos anos 1990. Antes do lançamento do primeiro álbum, a banda se chamava "The Sweet Children".
A banda nasceu no clube "924 Gilman Street", em Berkeley, na Califórnia, um lugar frequentado por bandas de punk rock. Um dos principais membros para o início da banda, John Kiffmeyer, ficou apenas três anos no grupo e participou apenas do primeiro disco, "39/Smooth". John era baterista da banda, além de ser o gerente de negócios da banda, organizando shows e ajudando a estabelecer uma base de fãs.
Em 1989, a banda tocou no clube Gilman Street e Larry Livermore, produtor musical e dono da "Lookout! Records", se interessou pela banda e ofereceu o primeiro contrato com uma gravadora. No mesmo ano, a banda iniciou a gravação de seus primeiros EP's.
No ano seguinte, em 1990, iniciou a gravação do álbum de estreia. Com isso, veio a mudança de nome da banda, Larry Livermore achava que o nome "The Sweet Children" poderia ser confundida com "Sweet Baby", uma banda local. Dessa forma, o Green Day surgiu e seu primeiro álbum foi um sucesso comercial, além de cair nas graças da crítica especializada, recebendo nota 3 de 5 do site AllMusic.
Apesar do bom álbum, o sucesso e prêmios para a banda surgiu após o álbum Dookie, que recebeu o Grammy de Melhor Álbum Alternativo. Após isso, a banda recebeu mais quatro Grammy: Melhor Álbum de Rock para American Idiot; Gravação do Ano com Boulevard of Broken Dreams; Melhor Álbum de Rock com 21st Century Breakdown; e Melhor Álbum de Show Musical para a versão teatro musical de American Idiota.