Confira os benefícios do café

Consumo da bebida subiu em 1,7% em 2021

por Vinícius Tomei qui, 14/04/2022 - 16:53
Wikimedia/Mark Sweep Wikimedia/Mark Sweep

Nesta quinta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Café. Mesmo que o preço do produto tenha subido em 64,66% em um ano, um estudo da Associação Brasileira da Indústria de Café mostrou que o consumo do produto cresceu em 1,7% em 2021. Por isso, o LeiaJá preparou um conteúdo sobre os benefícios do café, além de uma receita especial com a bebida:

Um estudo feito pela Sociedade Americana de Endocrinologia apontou que a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar calorias. A queima de caloria ocorre após a cafeína ativar o sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A substância também aumenta os níveis de adrenalina no sangue, hormônio responsável por quebrar as células de gordura.

Os pesquisadores da IARC (International Agency for Research on Cancer) e do Imperial College de Londres, constataram que o consumo da bebida diariamente está associado a um risco menor de morte por qualquer causa, principalmente por doenças dos sistemas circulatório e digestivo.

De acordo com os cientistas da Harvard School of Public Health, este efeito antidepressivo natural se deve pelo estímulo que a cafeína causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais.

Estudos na Universidade Johns Hopkins concluíram que duas xícaras diárias de café podem trazer benefícios para a memória. Além disso, a Universidade do Sul da Flórida fez um estudo sobre Alzheimer e pessoas com mais de 65 anos que possuíam níveis elevados de cafeína no sangue evitaram o aparecimento do Alzheimer.

O consumo de café está associado a uma menor incidência de diabetes mellitus tipo 2, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A pesquisa constatou que a cafeína diminui em 35% o risco de se ter a doença.

• Ingredientes;

Água - 30ML

Açúcar Refinado - 100g

Café Solúvel - 30g

Clara de Ovo - 2 Unidades

1. Ferva a água com o açúcar e o café, sem mexer, somente passando o pincel úmido nas laterais da panela, até 126ºC;

2. Comece a bater as claras em neve quando a calda atingir 100ºC, na batedeira, em velocidade média, despejando a calda em fio depois de pronta. Continue batendo até esfriar ou a mistura se juntar no globo.

COMENTÁRIOS dos leitores